AvaliaçõesTestesVW

Avaliação – VW Touareg V8 R-Line 2013

Em termos de segurança, ele não fica devendo nada, são seis airbags (frontal, lateral dianteiro e de cortina), freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade, entre outros. Fugindo um pouco do tradicional, o modelo oferece ainda o detector de fadiga que alerta o motorista por meio de aviso no painel da necessidade de parar imediatamente e descansar, tudo isso de série.

Como opcional, o Touareg V8 R-Line oferece Front Assist, que é integrado ao ACC e alerta pelo radar frontal, o motorista sobre risco de colisão frontal em velocidades entre 30km/h e 200km/h. Em caso de mergência, o mesmo sistema emite um sinal sonoro e visual, preparando os freios para a frenagem ao aproximar as pinças dos discos. Assistente lateral monitora a aproximação de outros carros em ângulos cegos. O alerta é por meio de LEDs piscantes nos retrovisores externos. E por fim, o controlador automático de velocidade e distância (ACC), que acelera e desacelera o veículo conforme o fluxo de tráfego.

Sob o capô, o “torcudo” e beberrão motor V8 de 4.2 litros e 360 cv a 6.800 rpm e 45,4 kgfm a 3.500 giros, desenvolvido pela Audi. O propulsor é mais que suficiente para empurrar com facilidade as mais de duas toneladas de peso do SUV alemão e com muita diversão, diga-se de passagem. Em conjunto está o mais que perfeito câmbio automático alemão de oito marchas ZF com opção de trocas sequenciais na manopla ou através de borboletas atrás do volante. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis. A sétima e oitava marchas servem para tentar conter a sede por gasolina. Em nossa avaliação, que contou com a utilização em trechos urbanos, o Touareg fez uma média de 4,6 Km/l, segundo a marca, na estrada sua média pula para 9km/l. Sua aceleração de 0 a 100km/h pode ser feita em menos de sete segundos e sua velocidade máxima chega até aos 245 km/h.

O preço que foge um pouco da realidade, mas é até mais em conta que outros modelos concorrentes, por oferecer muito por bem menos. O pacote R-Line para o Touareg começou a ser oferecido no fim do ano passado. Seu preço de “entrada” é de R$ 308.190, podendo chegar a R$ 360 mil com todos os itens opcionais. O Touareg usa a mesma plataforma (PL71) utilizada pelo Porsche Cayenne e pelo Audi Q7, marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen.

CONTINUA NA PÁGINA 3

Página anterior 1 2 3Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo