AvaliaçõesFiatTestes

Avaliação – Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8 16V Flex 2012

O espaço interno do Idea é suficiente para cinco ocupantes, bem disposto inclusive para manter o ambiente arejado. O conforto está presente, há praticidade nos porta-objetos e a ergonomia do motorista foi bem trabalhada, deixando tudo ao alcance do esticar dos braços. A observação vai para a falta dos principais comandos do rádio no volante, que pode se encontrado na família Palio.

Chegando a hora de acelerar, o pé esquerdo do motorista fica livre com a ausência da embreagem e o direito encontra um acelerador e freio suave, porém eficientes. O motor de 132 cv proporciona boas respostas, tanto em baixas como no alto desempenho. A aceleração se desenvolve rapidamente e a retomada, condição aplicada em ultrapassagens por exemplo, é eficiente, transmitindo segurança para essa operação. O sistema ABS com EBD atua de forma enérgica, dando boa resposta até no pisar mais leve.

Nas curvas, o Idea Adventure precisa ser desacelerado, pois os sinais de saída de traseira são visíveis já em curvas médias. Vale lembrar que o propósito do carro com a suspensão elevada é um contato com o ambiente fora-de-estrada, e não performance exemplar no asfalto. O sistema por outro lado, bem calibrado para imperfeições, se destaca na absorção das imperfeições do asfalto e desníveis, mantendo o conforto e o silêncio no habitáculo.

O item que possui certa peculiaridade é o câmbio Dualogic. Louvada a proposta de oferecer um sistema mais econômico que dispensa o uso da embreagem, mais do que ideal para os metropolitanos, mas ainda há muito o que evoluir. Isso porque as trocas no modo automático causam certo tranco perceptível, que chega a nos projetar levemente para frente. Na hora da subir uma ladeira o sistema peca: para acertar a marcha ideal ou reduzir, o câmbio chega a parar o carro eventualmente. Faça essa operação no modo manual!

Essas observações referentes ao câmbio podem afetar apenas motoristas mais exigentes, que prezam por rocas mais suaves na escolha do carro, que é amenizada em parte pelo modo manual. Aquele que pensa no conforto ao encarar um congestionamento, e não quer ficar com os pés dormentes, vai encontrar no Idea Adevnture Dualogic uma boa opção, apesar do foco aventureiro da versão. Ele transporta uma família de forma confortável, acomoda até 380 litros no porta-malas e não vai incomodar o sono das crianças mesmo nas estradinhas de terra batida a caminho do sítio.

CONTINUA NA PÁGINA 3

Página anterior 1 2 3Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo