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Avaliação – Fiat Grand Siena 1.4 8V Tetrafuel 2013

Fotos: Marcus Lauria

O combustível sempre foi um assunto levado a sério na Fiat. Basta lembrar que ele foi à primeira montadora a testar, e lançar, um modelo a álcool em 1976 com o modelo 147. A tecnologia Tetrafuel também é marca registrada da montadora de Betim. O sistema de fábrica que permite que o carro rode com gasolina pura, gasolina brasileira, etanol e gás natural veicular, já faz parte da linha de modelos Siena há alguns anos.

O Grand Siena também passa a ter esta opção quádrupla de combustível. Lançar este sistema em um modelo como o Grand Siena é proposital. O sedã, que ainda tem ares de novidade, depois de sua recente reformulação estética, é um modelo familiar, mas, principalmente, pode atender por completo frotas e taxistas.

O motor 1.4 Fire com 8 válvulas conta com potência máxima de até 81 cv, quando abastecido com etanol e não é dos que mais empolga. O consumo varia de 9 km/l (etanol) até os 22,4 km/l (GNV). Durante o período do teste, abastecido com etanol e em perímetro urbano, o consumo não passou de 5,8 km/l, de acordo com o computador de bordo. Esta seria a condição de menor consumo do Grand Siena Tetrafuel. O melhor índice de consumo é rodar na estrada com GNV, onde ele atinge a casa dos 22 km/l. Quem não está acostumado pode pensar que gerenciar quatro opções de combustível pode ser algo confuso, mas não é. Para mudar o uso do tanque, para os cilindros basta acionar um botão no painel do carro.

Cilindros estes, que estão colocados atrás do banco traseiro, no porta-malas, ocupando o lugar de uma mala de viagem média e impedindo o uso do rebatimento do banco traseiro. No interior os comandos são os mesmos de qualquer outro Grand Siena, com painel de fácil visualização e opção de comandos do rádio não volante. O computador de bordo tem funções básicas, mas que interessam no dia a dia, como consumo médio, tempo de viagem, e distância percorrida.

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