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Avaliação – Chevrolet Trailblazer LTZ 3.6 V6 LTZ 4WD (Aut) 2013

Já na estrada a história é outra, o carro flui silenciosamente graças à relação longa da sexta marcha (120 km/h @ 1.800 rpm) e apresenta ótimo isolamento acústico enquanto a suspensão macia e os pneus de uso misto filtram qualquer saliência do asfalto. Nessas condições, com o pé bem leve, dá até para ver algo como 10 ou 11 km/l aparecendo nos números de consumo. Só não espere que o SUV vença a inércia com agilidade, pois ainda que os 33,5 kgfm do V6 estejam prontos para a ação, o câmbio tem trocas lentas (e não gosta quando você assume o comando), gerando algum momento de marasmo entre um kick down e o efetivo ganho de velocidade.

Não é do perfil de um dono de SUV dessa categoria uma predileção por curvas mais acentuadas, mas caso seja provocada, a Trailblazer responde com uma boa estabilidade, apesar de rolar bastante a carroceria, incentivando o condutor a reduzir mais a velocidade na próxima curva. Mas no limite, se ele chegar, os pneus Bridgestone Dueler H/T 265/60 R18 gritam alto e os controles de estabilidade evitam o pior. Por falar em evitar o pior, os freios à disco ventilado nas quatro rodas assustam na primeira pisada, mas cumprem efetivamente o papel de segurar o monstro, sem desvio de trajetória e com atuação suave do ABS.

Estacionar a Trailblazer é tarefa de alta dificuldade, visto que o modelo só oferece sensores de estacionamento como acessório na concessionária. A versão testada contava com sensores apenas na traseira, além da câmera de ré, facilitando um pouco a árdua tarefa de guardar o SUV em garagens de prédio. O bom ângulo de esterçamento das rodas é um surpreendente ponto a favor.

Já no fora-de-estrada, a tração integral com opção de reduzida cumpre bem o seu papel. Seja em trechos de areia ou lama, o carro mostrou boa disposição para encarar os maus caminhos, ainda que sua altura livre do solo não seja muito adequada para aventuras mais selvagens.

Finalizamos o teste após rodar aproximadamente 750 km, registrando uma média de 7,8 km/l de gasolina.  Quanto ao preço, na ocasião do lançamento, a Chevrolet cobrava R$ 145.500 pelo modelo equipado com motor V6, mas talvez diante das vendas minguadas, hoje o carro é oferecido a R$ 133.000. Na prática, o preço continua muito elevado para o que o SUV oferece, apesar de suas boas qualidades.

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