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Avaliação – Nissan March 1.0 16V Flex 2011

O March mede 1,53 m de altura, 1,66 m na largura, 3,78 m de comprimento e 2,45 m de distância entreeixos. O seu porta-malas comporta até 265 litros, volume apenas razoável. Os bancos são confortáveis, mas não transmitem muita segurança nas curvas, as abas laterais deviam ser maiores para apoiar melhor o corpo, mas com a espuma macia, o banco não cansa em viagens ou trajetos mais longos. A posição de dirigir é fácil de achar, o motorista conta com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada, as manobras são facilitadas pela direção elétrica progressiva de série, o que torna o esforço das manobras mais agradáveis.

Ainda por dentro, o March oferece uma boa ergonomia, como o painel de instrumentos de fácil leitura com velocímetro, conta-giros e computador de bordo. O volante de três raios com ajuste de altura tem excelente empunhadura, assim como os comandos do aquecimento, ar-condicionado e ventilação, de áudio e outros são de fácil manuseio. O modelo deixa a desejar no acabamento de plástico duro por todos os lados, apesar das peças estarem muito bem encaixadas, sem nenhuma rebarba, o aspecto é de muita simplicidade para ser o primeiro popular japonês, acabamento esse, inferior ao seu maior rival, o coreano Kia Picanto.

Sob o capô o March avaliado carrega um motor 1.0 16V (998 cm³) bicombustível, que foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan, o mesmo do Clio, mas que segundo a marca, foi afinado para empurrar o pequeno modelo japonês. Os quatro cilindros em linha geram 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina. Segundo a montadora, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,48 segundos com gasolina, e em 13,79 segundos com etanol, o propulsor se mostrou bem ágil no trânsito com boa desenvoltura, deixando à desejar nas subidas mais íngremes, situação normal para os modelos de baixa cilindrada. Em conjunto está um câmbio manual de cinco velocidades, com engates preciso e curtos, mas que em certas situações acabam incomodando, principalmente nas trocas entre a segunda e a terceira marchas, que teimaram em arranhar.

Um dos pontos positivos do March é o conjunto da suspensão. Bem acertada, o modelo tem a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção que deixam o compacto japonês bem á vontade nas curvas mais fechadas, porém transmite todas as irregularidades do piso para dentro da cabine sem cerimônia. Além de ser bem leve, o compacto pesa entre 925 kg e 938 kg na versão 1.0. Já o consumo foi desastroso, apesar da marca informar que o March faz 10 Km/l com etanol, em nosso teste, o modelo fez uma média de 6,5 Km/l com o mesmo combustível, isso andando sempre com o ar-condicionado ligado em perímetro urbano. Mas com gasolina essa média deve melhorar bastante.

Com um bom pacote de equipamento e um preço competitivo, a novidade da Nissan deve agitar o mercado de modelo compacto premium. O March traz itens de série bem interessantes em todas as versões, como: airbag duplo, espelhos externos reclináveis, travas elétricas sensíveis à velocidade, imobilizador, computador de bordo, porta-luvas com tampa e porta-cartões, desembaçador traseiro, cobertura de bagageiro desmontável, direção elétrica progressiva e encosto traseiro reclinável.

Quem comprar o Nissan March contará ainda o “Compromisso Nissan March”, um pacote de preços e serviços que o tornará mais competitivo no segmento também na manutenção.Entre estes serviços estão três anos de garantia e dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o país. O March é vendido com as seguintes cores:  Laranja Califórnia, Cinza Magnetic, Branco Aspen, Prata Classic, Azul Egeu, Vermelho Fuji e Preto Premium.

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5 Comentários

  1. Excelente matéria mostrando que a cada dia temos oportunidades um pouco melhores ao que sempre nos foi oferecido como “feijão com arroz” !

  2. Show de bola a avaliação!! Você colocou bem a sua opnião pessoal, deixando de apenas copiar o marketing da marca como vc já fez algumas vezes, parabéns, continue nessa linha de avaliação que vc verá que irá agradar mais.

    Esse carrinho pra mim fica no odeie-o, mas se fosse para a Paula, eu recomendaria, apesar da Nissan ser da Kaoa que nem preciso fazer maiores comentários…

  3. Muito boa a avaliação Marcus.
    A lamentar( como sempre) o preço tão elevado para um automóvel tão espartano.

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