AvaliaçõesFordTestes

Avaliação – Ford New Fiesta sedan SE 1.6 16V 2011

Fotos: Marcus Lauria

Um design marcante, visual atraente, um certo conforto para o motorista e passageiros, tudo isso com o apoio de uma mecânica atual, essas são as principais virtudes do New Fiesta sedan SE avaliado essa semana pelo CarPoint News, o primeiro Ford que chegou para teste do site. Apesar de ter sido lançado no final ano passado, não é muito comum ver o New Fiesta pelas ruas, pelo menos, aqui no Rio de Janeiro, local do teste do sedan compacto prêmio da marca do oval azul. A nova geração do sedan é fabricada na planta do Cuautitlán, no México, foi lançada em 2009 na Europa, e no início de 2010 nos Estados Unidos e é vendido nas Américas, Europa, Ásia e Oceania.

O prefixo “New” foi a forma da Ford diferenciar essa nova geração, do Fiesta nacional, fabricado no Brasil desde 2002, na planta de Camaçari (BA). Seus principais concorrentes no mercado nacional são o Honda City, Kia Cerato, Nissan Tiida sedan, Peugeot 207 Passion e o Volkswagen Polo sedan.

Por fora, o New Fiesta de sexta geração chama muita atenção, ainda mais na cor do veículo cedido para teste, o vermelho magenta, que tem um custo de R$ 991 ao valor total do carro. Suas linhas fluidas remetem ao futuro, o conceito Kinetic (cinético, ou seja, que passa sensação de movimento), criado pela montadora foi levado a sério no New Fiesta sedan. Não faltam vincos marcantes por toda a carroceria, desde a parte dianteira, com faróis que se estendem até os pára-lamas, chegando à parte traseira, com as lanternas, que lembram a do novo Mondeo, que invadem a tampa do porta-malase um pedaço da lateral, passando pela lateral, com linhas que vão subindo do vidro dianteiro até o traseiro, tendência atual que deixa os vidros das portas traseiras pequenos e transmite robustez as formas do carro. Visual esse, que de uma certa forma atrapalha no resultado final, deixando as rodas de aro 15 desproporcional ao resto do conjunto. Visto de frente, destaque para a grade cromada e o conjunto dos faróis que lembram bastante o Focus, só que mais espichados. A visão traseira também é prejudicada devido a altura da tampa do porta-malas.

Por dentro o New Fiesta exibe um desenho bem diferente do usual, fator que atrapalha em certos aspectos, principalmente no que se refere à ergonomia. Segundo a Ford, o desenho do interior foi criado para agradar aos sentidos, com o layout do painel com funções baseadas nos modernos celulares. Os bancos em couro, do modelo avaliado é confortável e sustenta bem o peso de um adulto com mais de 80 kg, só a linha branca que envolve as laterais inferiores dos bancos é de gosto duvidosa, seria melhor deixar tudo de uma cor só. Ainda por dentro, é possível notar a qualidade dos plásticos emborrachados e rígidos, com texturas mais agradáveis ao toque principalmente na parte superior do painel, já nas laterais das portas e no console central o plástico é duro, lembrando os modelos de entrada da marca.

Vários detalhes remetem ao estilo Kinetic lançado pela Ford, como as saídas de ar verticais no console central, contornadas (na versão avaliada) por uma moldura prateada que também cobre a parte central, onde ficam os botões do aparelho de som, que são ruins de utilizar, deixando o motorista confuso na hora de escolher a estação correta, mas que com o tempo acaba se acostumando. O painel de instrumentos é bem simples e fácil de ler, com dois canhões de base irregular, saltados para fora, que abrigam o velocímetro e conta-giros, lá também é possível obter informações do computador de bordo, que tem suas funções exibidas por um comando feito pela aste do farol, que fica do lado esquerdo do volante. Esse sim transmite firmeza e esportividade ao condutor em qualquer situação. Só a buzina, que é acionada quando pressionada pelo cubo central em forma de “U”, que é fabricada com um plástico muito duro, e foge do conceito do carro. O espaço interno traseiro não é dos melhores, cabem apenas dois adultos e uma criança, enquanto que o porta-malas atende bem o seu objetivo de sedan compacto e oferece 440 litros de bagagem.

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2 3Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Eu esperava mais dele, mas esses problemas que vc citou realmente devem incomodar bastante…

    Pena, por fora ele têm um design legal.

  2. Hey There. I found your blog using msn. This is a really well written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your useful info. Thanks for the post. I’ll certainly return.

  3. Thanks for your tips on this blog. A single thing I wish to say is that often purchasing electronic products items through the Internet is certainly not new. In truth, in the past few years alone, the marketplace for online electronics has grown a great deal. Today, you’ll find practically any kind of electronic gizmo and gizmo on the Internet, ranging from cameras and camcorders to computer components and gambling consoles.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo