AvaliaçõesGMNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Chevrolet Montana 1.2 Turbo LT 2025

Versão de entrada traz câmbio manual de seis marchas e interior mais simples

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Se tem uma coisa que eu gosto quando aparece é carro de frota de imprensa com câmbio manual, visto que a maioria que chega para teste é automático. E dessa vez chegou um que me surpreendeu quando foi oferecido pelo assessor de imprensa: “Lauria, estou com uma Montana LT de entrada com câmbio manual, pode ir buscar?”. Não pensei duas vezes e fui lá pegar a picape compacta da Chevrolet para aproveitar ao máximo seu motor turbo e ver se ela fica mais “esperta” com essa configuração.

CONFIRA O VIDEOCLIPE: https://youtu.be/APGmS3iy23I?si=q8aGDaCFcMoWjY-B

Uma curiosidade que nem eu mesmo sabia, um dos funcionários da oficina me contou que muitos donos de Onix (aspirado ou turbo) trocam seus modelos por essa versão LT, assim conseguem dar uma diferença pequena de valor e pegar um carro maior e com a mesma configuração de motor e câmbio. Ou seja, apesar de muita gente estar migrando para os carros com câmbio automático, uma pequena parcela ainda prefere os manuais. Alias, esse tipo de configuração dá menos manutenção e ainda é mais econômico. Então vamos ao que interessa, escrever sobre a picape. Para a linha 2024 da Chevrolet Montana, a principal novidade é o lançamento da inédita versão RS, que oferece detalhes esportivos na carroceria e em seu interior. Essa versão eu já testei e está aqui no site (clica aqui). Com isso, a picape passa a ter cinco níveis de acabamento: MT, LT, LTZ, Premier e RS.

Um veículo pensado para a família e também para o uso em centros urbanos, com dimensões da carroceria compatíveis com vagas de estacionamentos de condomínios e estabelecimentos comerciais. Tudo isso sem abrir mão de uma ampla caçamba, com 874 litros e que traz sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra a intrusão de água do segmento.

Em relação ao visual, a frente é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido halógenos (fica devendo faróis auxiliares), em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet e grade dianteira com uma barra na cor preta ligando o primeiro conjunto de luzes. A lateral da picape traz aquela silhueta típica de utilitários, mas conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, que fazem ele parecer ainda mais alto. As rodas de alumínio de aro 17 com pneus Michelin Primacy 215/55 R17 e calotas modernas com parte polida e black piano se destacam. Além de maçanetas e capa dos retrovisores na cor da carroceria.

A traseira é marcada por formas que remetem à robustez, mantendo o principal diferencial estético do veículo – uma barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único com a logomarca LT na tampa da caçamba. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso para o mais fácil manuseio. Já o para-choque foi projetado para ajudar no acesso à caçamba. A caçamba tem protetor e há capota marítima de série.

Para entrar na picape, nada de chave presencial e toque na maçaneta ou abertura à distância sem uso da chave, apenas a já conhecida chave canivete convencional com botões de travar e destravar as portas à distância. A posição mais elevada de dirigir e os acabamentos com materiais de qualidade inferior as outras versões mais caras remetem aos SUVs. Esta sensação é reforçada pelo baixo nível de ruído a bordo, pelo rodar bastante confortável e pela excelente estabilidade do veículo, seja ele vazio ou carregado, o que foi comprovado durante a sema de teste.

Por dentro, os bancos da Chevrolet Montana 1.2 LT são revestidos em tecido com costura em laranja que dão um aspecto bem bonito no acabamento. O painel tem acabamento em dois tons, com uma faixa cinza na parte central. As forrações de portas dianteiras também contam com o mesmo aplique em cinza na parte central mesclando com tom preto. No entanto, a marca deixou de lado e não replicou o acabamento nas forrações traseiras que tem a cor preta como padrão, deixando o interior sem harmonia. Mas também se trata de um detalhe que quase ninguém vai notar.

Entre os itens de série da Chevrolet Montana 1.2 LT estão luz de condução diurna e posição em LED, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso, protetor de caçamba, ganchos para amarração de carga no interior da caçamba, acendimento automático dos faróis, assistente de partida em aclive, controlador de limite de velocidade, computador de bordo, travas e vidros elétricos com sistema de abertura e fechamento pela chave, direção elétrica progressiva, coluna de direção com ajuste de altura, tomada de força 12V no console central, entradas USB (tipo A e tipo C) para passageiros da primeira fileira, Indicador de troca de marchas, MyLink com tela de 8″ e projeção sem a necessidade do uso de cabo para Android Auto e Apple Carplay, Wi-Fi, OnStar, myChevrolet App e atualização remota de sistemas eletrônicos.

Ela ainda vem equipada com rack de teto na cor preta, capota marítima, Iluminação dupla na caçamba, desembaçador do vidro traseiro, coluna de direção com ajuste de altura, retrovisor externo elétrico na cor do veículo, câmera de ré, MyLink com tela de 8″ e projeção sem a necessidade do uso de cabo para Android Auto e Apple Carplay, Wi-Fi, OnStar e myChevrolet App.

Em relação a segurança, a Chevrolet Montana 1.2 LT vem equipada com seis airbags, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro dos cintos de segurança dianteiro e traseiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, cintos de três pontos para todos os ocupantes, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros equipamentos.

A Montana tem 4,71 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O vão livre em relação da versão LT é de 18,5 centímetros. Ela conta ângulo de ataque de 20,1° e de saída de 24,9°. Com essas medidas a picape é bem confortável para todos à bordo.

Assim como as demais versões da Montana, a versão LT é igualmente prazerosa de dirigir na rua, com uma ótima relação entre aceleração e consumo de combustível. A picape é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque com etanol e 132 cavalos de potência e 19,4 kgfm de torque com gasolina. A versão LT pesa 1.282 quilos e pode levar 628 quilos de carga.

O propulsor traz uma calibração alinhada com a proposta multiuso do veículo. Este mesmo acerto segue para os demais sistemas mecânicos, como a transmissão manual de seis marchas, a direção com assistência elétrica progressiva e a suspensão traseira, que traz um sistema de duplo batente de rigidez variável para manter a picape sempre estável e confortável, independentemente se ele está transitando com carga mínima ou máxima. Nas curvas a Montana vem com resposta precisa da direção, com baixa rolagem e inclinação da carroceria, o que facilita o controle e traz maior sensação de confiança ao volante.

Vamos aos preços, ao contrário do que se pensa, a versão de entrada é a espartana MT que custa R$ 127.150, seguida pela LT que testei que sai por R$ 133.450, a segunda mais simples e na sequência vem a LTZ por R$ 146.990, depois a Premier à R$ 155.450 e por fim a versão RS sai à R$ 158.550. A Chevrolet Montana 1.2 LT é comercializa nas cores Branco Summit, Azul Eclipse, Preto Ouro Negro, Vermelho Chilli, Prata Switchblade e Verde Safari. A picape tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.2

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            133     132

Torque (kgf.m)         21,4    19,4

Tempo 0-100 (s)      11,7

Consumo cidade (km/l)      8,3      12

Consumo estrada (km/l)    9,6      13,6

Câmbio          manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.659

Largura (mm)           1.798

Comprimento (mm)             4.717

Peso (Kg)      1.282

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.800

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo