CarrosManutençãoNotícias
Tendência

Você sabe qual tempo necessário para cada revisão obrigatória do seu carro?

Fotos: Divulgação Autus

Normalmente, a revisão deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados — tudo depende de qual marca for atingida antes e depende também da marca de cada carro. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo que vem em todos os veículos zero quilômetros.

Fazer a revisão automotiva é uma tarefa essencial para rodar tranquilo e não sofrer com imprevistos na estrada ou na cidade. Para não ter esse tipo de problema é indicado levar o veículo a uma oficina autorizada ou em uma concessionária da marca do seu carro para checar vários itens. Para isso, a Autus Chevrolet oferece tudo para a revisão do seu carro em apenas alguns cliques no site da empresa.

Antes de mais nada, vale lembrar que alguns procedimentos podem (e devem) ser feitos pelo motorista diariamente para checar o funcionamento do veículo. Esses cuidados não substituem uma revisão de carros completa, é claro, mas contribuem para a manutenção preventiva veicular. Eles abrangem desde a calibragem correta dos pneus até a verificação do nível de óleo do motor.

O óleo do motor, por exemplo, é responsável por evitar que o atrito entre as peças internas cause um desgaste excessivo. Ou seja, rodar com o óleo vencido contribui para acelerar a desvalorização do veículo.

Os testes dos faróis, setas, luzes de ré e de freio também fazem parte das atividades que o condutor pode realizar para saber se o automóvel está em boas condições. Quando uma montadora idealiza um veículo, ela faz uma série de exames e testes que envolvem situações práticas. O objetivo é conhecer a durabilidade dos materiais que são usados, inclusive na lataria dos veículos. Vale lembrar do desgaste natural das peças, que se dá conforme o tempo passa.

Outra exemplificação são os filtros de ar. Afinal, eles impedem que as impurezas contidas no oxigênio entrem nos coletores de admissão do motor. A médio prazo, isso pode gerar o entupimento de algumas válvulas. No meio rural ou em cidades com muita poeira, é recomendado fazer a revisão desse item a cada 5 mil quilômetros rodados.

O sistema de freios, por sua vez, conta com diversos componentes que se desgastam ao longo do tempo e demandam trocas periódicas. É o caso de pastilhas, discos, pinças e fluido. O ideal é que a substituição das peças seja feita por um profissional especializado, de modo que o sistema não sofra nenhum dano e você possa dirigir com o máximo de tranquilidade.

Não se esqueça das velas. Para trocá-las, você não precisa notar nenhuma falha específica. Elas podem, inclusive, aparentar um funcionamento normal mesmo quando estão danificadas. A substituição das velas deve ser feita na data escolhida pela montadora — o indicado é fazer depois de 15 mil quilômetros.

Já numa situação contrária, em que o veículo é usado recorrentemente — carros de frota ou automóveis que enfrentam muita poeira e estradas esburacadas —, a visita à oficina pode ser antes de 6 meses ou 10 mil quilômetros. Caberá ao motorista ficar atento aos sinais de problemas, como a trepidação nos pneus, que é indício da falta de balanceamento, por exemplo.

Veja, a seguir, uma lista que mostra uma quilometragem estimativa para fazer a revisão de cada elemento do automóvel: alinhamento e balanceamento: a cada 10 mil km; filtro de ar do motor, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado: a cada 15 mil km e fluído do freio e substituição das velas de ignição: a cada 20 km.

A revisão de carros é uma prática indispensável para quem deseja rodar com segurança e ficar longe de outros problemas. Ao fazer a revisão automotiva na frequência indicada, você conserva o seu veículo e garante mais proteção para a família.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo