MotosNotícias

Yamaha completa 40 anos no Brasil

Foto: Divulgação

Em 10 de outubro de 1974, em Guarulhos, na grande São Paulo, era fabricada a primeira motocicleta brasileira. Uma Yamaha RD 50, apelidada carinhosamente pelo público de “cinquentinha”. Começava assim uma grande indústria nacional que neste ano completa 40 anos no País, a Yamaha Motor do Brasil, primeira fábrica de motocicletas aqui instalada e consolidada hoje entre as maiores montadoras.

Nesse período, a marca lançou mais de 140 modelos, despertando o desejo e atendendo a paixão dos brasileiros pelas duas rodas. Logo após a “cinquentinha”, vieram a RD 75, evolução natural da primeira, e a RS 125, montada com peças e acessórios todos fabricados no Brasil. A companhia introduziu vários segmentos de motocicletas no mercado brasileiro, como as primeiras Trail, Cross e Racing nacionais, contribuindo e caminhando junto com a história do segmento no Brasil.

Ainda na década de 1970, a TT 125 foi a primeira Trail brasileira, com amortecedores “superdimensionados”, maior curso e resistência e com garfo dianteiro mais longo. Na categoria Cross, a DT 180, logo depois rebatizada como DT180 Super – que foi campeã de inúmeros enduros (principalmente o Enduro da Independência). E a RD 350, que ainda é buscada por muitos colecionadores, foi a primeira Racing nacional. Fabricada entre 1986 e 1993 foi febre e formou muitos pilotos.

Na década de 1990, dois modelos icônicos passaram a ser importados pela marca apresentando o que há de melhor sobre duas rodas em todo o mundo. A V-Max, trazida em 1994 e até hoje referência em motocicleta que entrega o máximo nos quesitos força, desempenho, conforto e potência. E em 1998 – menos de um ano depois do lançamento mundial – a YZF-R1, modelo moderno e que representa a busca dos engenheiros da marca de integrar homem e máquina em um único símbolo, ou seja, a extensão do motociclista. A Yamaha foi pioneira dessa ideia e hoje todas as esportivas, influenciadas por esse conceito, seguem de uma maneira ou outra o tom que essa motocicleta trouxe no seu lançamento.

Fonte: http://www.yamaha-motor.com.br/

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo