Segundo o CEO do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, a versão de produção do XL1 Concept será concluída em 2013, a confirmação foi feita através de uma entrevista a Autonews Europa. O XL1 SEV (Veículo Super Eficiente) é um híbrido diesel-elétrico e foi apresentado em formato protótipo no Salão do Automóvel de Qatar, em Janeiro deste ano. Os planos de desenvolvimento para este modelo já estão em andamento.
“Iniciaremos a produção de uma pequena série de unidades em 2013 – na Alemanha”, afirma Winterkorn. O modelo ecologicamente correto será produzido na planta de Dresden ou Wolfsburgo. O XL1 concept surgiu equipado com um motor elétrico de 27 cv e um turbodiesel de dois cilindros de 48 cv com uma capacidade de apenas 0,8 litros. A produção combinada das duas unidades propulsoras é de 75 cv. Graças à utilização de materiais leves como o magnésio, cerâmica, alumínio e CFRP (fibra de carbono reforçado com polímeros), o XL1 pesa 795 kg.
Sua velocidade máxima no modo 100% elétrico é de 35 km/h, momento em que o motor diesel é ativado. Em conjunto com o motor está uma caixa de dupla embreagem DSG de 7 velocidades. Segundo a montadora o conceito faz de 0 a 00 km/h em 11,9 segundos, podendo atingir uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 160 km/h.