A Volkswagen está lançando no Brasil o Novo Passat, que chega trazendo novo design, novas tecnologias, mais recursos de segurança, entretenimento e possibilidades.
Agora em sua oitava geração, o Novo Passat foi apresentado mundialmente no Salão de Paris de 2014 e eleito o Carro do Ano 2015 (Car of the Year 2015) na Europa em março deste ano. Ícone da Volkswagen, ao longo de suas gerações e das mais de 22 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o modelo evoluiu de forma constante, oferecendo sempre o melhor em sua classe.
O Novo Passat é produzido em Emden, Alemanha, e estará à venda no Brasil no início de 2016. Há 10 opções de cores para a carroceria (Azul Harvard, Azul Night, Bege Sund, Branco Puro, Cinza Indium, Marrom Oak, Prata Sargas, Prata Tungstênio, Preto Mystic e Vermelho Crimson), e três para o revestimento de couro dos bancos (bege, marrom e preta). O sedã tem três anos de garantia total.
O Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB). Graças a essa plataforma, as proporções foram elaboradas para ser significativamente mais dinâmicas (incluindo carroceria mais baixa, maior distância entre-eixos, rodas maiores) e seu pacote interno foi melhorado.
Preservando todas as suas virtudes funcionais, o Novo Passat ganhou visivelmente em presença, exclusividade e dinamismo. Mesmo à noite o Novo Passat tem um olhar inconfundível graças aos seus novos faróis de LED (itens de série na versão Highline) e às lanternas traseiras de LED.
Com o Novo Passat, a Volkswagen revela um design que combina clareza elegante a uma imagem poderosa. Cada linha no desenho do Passat tem um propósito. É um projeto que vai deixar marca na história.
Da mesma forma que seu exterior, o interior do Novo Passat foi desenvolvido com estética, clareza e elementos aprimorados para compor com o sofisticado conceito geral dessa oitava geração.
Com base em inúmeras novas soluções de design, como a faixa horizontal contínua que abrange os difusores de ar e recursos de bordo – incluindo o novo Painel Digital Programável (Active Info Display) e um discreto filete de iluminação ambiente – o interior tem aparência mais vanguardista e exclusiva do que nunca.
A Volkswagen lança o Novo Passat no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível).
Comfortline. O Novo Passat Comfortline traz itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console) e sistema de infotainment Discover Media, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5”, colorida, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.
Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, o exclusivo Easy Open – recurso que permite a abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro – e luzes de condução diurna.
O Novo Passat Comfortline traz volante multifuncional com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas e desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18. Como opcional o Novo Passat Comfortline oferece teto solar elétrico panorâmico.
Highline. Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Passat Highline integra bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original; câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista.
Os faróis são totalmente em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto). O volante multifuncional inclui as aletas (shift paddles) para troca de marchas. Os bancos são revestidos em couro Nappa.
Como opcional, o Passat Highline pode ser equipado com o pacote Premium, que integra o sistema de infotainment Discover Pro, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e som Dynaudio Confidence de 700 watts (com 11 alto-falantes); sistema Pro-Active, Park Assist 3.0, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Painel Digital Programável (Active Info Display) e Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist). Também é opcional para o Novo Passat Highline o teto solar elétrico panorâmico.
Novos sistemas de assistência, infotainment e conveniência tornam a mobilidade mais sustentável, em rede e comunicativa; eles também passam a desempenhar papel ativo no processo de condução, tornando-o ainda mais seguro. O Passat avançou para se tornar um veículo cujas tecnologias avançam além dos limites do segmento. Essas tecnologias incluem recursos como Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).
O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior.
Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. O Novo Passat dispõe de excelentes 35,7 kgfm (350 Nm), ganho de expressivos 7 kgfm (70 Nm) sobre a versão anterior (28,6 kgfm, ou 280 Nm).
O Novo Passat exibe desempenho arrebatador, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).
No Novo Passat, a Volkswagen está estreando um quadro de instrumentos totalmente digital: o Painel Digital Programável (Active Info Display). Todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.
Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.
As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.
Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa