CarrosNotícias

VW de São José dos Pinhais completa 16 anos

Foto: Divulgação

Pioneirismo, sustentabilidade e inovação estão no DNA da Volkswagen do Brasil e da unidade de São José dos Pinhais, que é referência em modernidade e qualidade para o setor automotivo. Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo. No ano em que completa seu 16º aniversário, a unidade recebe novos investimentos, instalações industriais e recursos tecnológicos para a fabricação do Novo Golf, o mais mais vendido e mais premiado modelo mundial da marca na atualidade.

Com o investimento de R$ 520 milhões, o Novo Golf será produzido dentro do mais avançado conceito de produção do Grupo Volkswagen – a estratégia Modular (MQB), que proporciona mais flexibilidade ao processo produtivo. A fabricação também está inserida no conceito global “Think Blue. Factory.”, que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.

Em sintonia com o conceito, o processo de Armação da carroceria do Novo Golf vai gerar economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica que os equipamentos convencionais, por meio do uso de nova geração de robôs e de pinças de média-frequência.

“Queremos, cada vez mais, ser referência em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de veículos”, afirmou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.

Fatos marcantes

1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais
2003: Lançamento do Fox
2005: Lançamento do CrossFox
2007: Lançamento do Golf
2009: Nova Geração do Fox e CrossFox
2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos
2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox
2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos
2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos, apresenta o Fox BlueMotion com o novo motor de três cilindros 1.0L e Grupo Volkswagen anuncia novos investimentos na fábrica paranaense
2014 (janeiro): ao completar 15 anos, unidade chega a 2,3 milhões de veículos produzidos desde a sua inauguração
2015 (janeiro): produzida a primeira carroceria do Novo Golf

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo