Ícone – um termo muitas vezes usado em excesso. Na realidade, existem apenas alguns ícones de verdade. Entre os exemplos estão os produtos industriais minimalistas da Braun e da Apple, as estilosas luminárias “Danish Design” de Poul Henningsen, e o estilo da arquitetura e design da Bauhaus. Entre os automóveis, a Kombi é um ícone. Mas o que ser um ícone significa exatamente? Demos uma olhada na história da Kombi e exploramos também algumas disciplinas não-automotivas.
Dieter Rams é o designer industrial funcionalista mais conhecido da Alemanha e mundialmente famoso. Ele criou produtos icônicos para a Braun, inclusive o rádio de bolso T3, em 1968. Quarenta anos mais tarde, esse produto de sucesso inspirou o Chefe de Design da Apple Jony Ive a tal ponto que ele o usou como base para o primeiro iPod – o precursor do iPhone. Rams considera que o bom design deve ser inovador, direcionado, estético, fácil de usar, bem pensado, honesto e ambientalmente amigável. Bom design significa o mínimo possível de design. Tudo isso se resume em seu princípio fundamental: “Menos, mas melhor”.
No mundo da moderna mobilidade, isso significa que os automóveis também devem ser funcionais. E o novo ID. Buzz é exatamente assim. Como uma Kombi high-tech com a última geração de software, ele pode ser transformado através de atualizações e upgrades “Over-the-Air”.
Ou, nas palavras de Poul Henningsen, o inventor da luminária PH5 para Louis Poulsen em 1958: “O futuro acontece naturalmente, o progresso não”. Esse enfoque também foi dotado no novo ID. Buzz. Mais de setenta anos separam a primeira geração da Kombi e o design do novo ID. Buzz: ambos são aclamados pelo design visionário em sua época.
Concluindo, ícones são produtos duradouros e de alta qualidade. Funcionalidade e estética estão lado a lado. Isto é, com certeza, uma verdade quanto à “Corujinha”, como é conhecida no Brasil a primeira Kombi. Um dos modelos mais legendários na história da Volkswagen e em todo o mundo automotivo.
Mas por quê? A Kombi combina o uso versátil, a sensação de liberdade e o máximo aproveitamento do espaço. Uma filosofia de design seguida também pelo mundialmente famoso arquiteto e fundador da escola Bauhaus, Walter Gropius: “A arquitetura deve refletir a vida e a época.” Esse conceito também foi aplicado ao novo ID. Buzz. Ele é um companheiro para todas as situações, seja na vida diária, momentos de lazer ou nos negócios. Novamente: uso versátil, a sensação de liberdade e máximo aproveitamento do espaço. Premissas tanto na escola Bauhaus como no ID. Buzz.
O ID. Buzz desenvolve e combina as tendências automotivas mais importantes de nosso tempo e os detalhes característicos da primeira geração, sendo versátil e equipada com motor elétrico. Comparado aos anos 1950, porém, há ainda mais demandas diferentes para a criação de um moderno “miniônibus” que atenda a todos: o ID. Buzz é conectado inteligentemente ao seu ambiente e ostenta uma coleção de sistemas de assistência e informação que fornece os pré-requisitos técnicos para a condução autônoma – o software é atualizado Over-the-Air e o carregamento das baterias é através do sistema Plug & Charge.
O ID. Buzz não foi apenas meticulosamente pensado para permitir o máximo aproveitamento do espaço. Ele também foi carinhosamente projetado com grande atenção aos detalhes. Um pequeno exemplo disso são as silhuetas estilizadas do ID. Buzz estampadas no acabamento das laterais e na forração dos bancos da versão com cinco lugares. Um elemento que remete à primeira Kombi.
Assim como os valores interiores, o design externo também tem um papel importante. A nova Kombi elétrica, por exemplo, evoca aspectos da lendária. As proporções são únicas: como na T1, no ID. Buzz você senta praticamente sobre o eixo dianteiro. Por todas as razões e intenções, não há balanço à frente do carro. E há inúmeros outros atributos característicos da T1 possíveis de identificar, além dos curtos balanços: máximo aproveitamento do espaço com uma pegada mínima, a divisão do design do chassi nos níveis inferior e superior e a inconfundível dianteira com seu formato de V entre os faróis nitidamente destacados.
Mas isso seria o suficiente para criar um ícone? Um ícone é algo definitivo e universal. Se nos afastarmos por um momento do mundo dos automóveis para dar uma olhada no campo de arquitetura, frequentemente o que torna uma cidade reconhecível é sua linha de horizonte. Podemos identificar algumas cidades por prédios individuais, como a Elbphilharmonie em Hamburgo, a Torre Eiffel e a igreja de Sacré-Cœur em Paris ou o Big Ben, em Londres.
Mas em produtos de consumo, itens técnicos ou na arquitetura, também há claros paralelos com a Kombi: o design dessas estruturas é tão extraordinário e expressivo que elas se diferenciam de tudo. Não há muito espaço para aperfeiçoamento no que diz respeito às suas formas. Mas há alguns detalhes que podem ser desenvolvidos sem comprometer o conceito básico – o que foi uma característica chave no desenvolvimento da Volkswagen T1 através de várias gerações. E isso é o que a Volkswagen também quer do ID. Buzz.
Com o ID. Buzz, a Volkswagen está promovendo a eletromobilidade, digitalização, conexão em rede, a condução autônoma e novos sistemas de mobilidade e transporte. Todos eles se reúnem no novo modelo elétrico e membro mais empolgante da família ID. até agora. Juntamente com o estudo conceitual, que causou grande empolgação ao redor do mundo, o ID. Buzz é um sinônimo de liberdade e individualidade mais forte que qualquer outro veículo. “O ID. Buzz é atemporal e sustentável e, ao mesmo tempo, extremamente funcional. Isso é o que o torna único. Mas fomos muito focados em não fazer simplesmente uma nova T1”, diz Jozef Kaban, Head de Design da Volkswagen.
Assim, o design do ID. Buzz reflete as imagens de uma grande história, que se estende do milagre econômico alemão e do movimento alternativo “Flower Power” dos anos 1960 e 170 a um dos mais bem sucedidos veículos multiuso da Europa: a primeira geração da Kombi, um ícone dos anos 1950, é sinônimo da democratização da mobilidade e liberdade. “Com o ID. Buzz, estamos transferindo o DNA da T1 para o dia de hoje e, assim, para era da mobilidade elétrica e sustentabilidade”, afirma Jozef Kaban, Head de Design da Volkswagen.
Ao mesmo tempo, com seu DNA único, o ID. Buzz está se tornando a nova face da mobilidade inteligente, voltada para o futuro e sustentável.
Fonte: Volkswagen do Brasil