CarrosNotícias

Volvo vai lançar carros sem chave em 2017

Volvo to sell literally keyless cars

A Volvo anunciou que vai passar a fabricar carros sem chave já em 2017. A alternativa à tradicional chave é uma aplicação para smartphone que permite controlar o carro. Esta “chave inteligente” se comunica com o carro via Bluetooth, a qual permitirá abrir e fechar o carro, abrir a mala ou ligar a ignição. A “app” possibilita ainda que o mesmo utilizador possa ter várias chaves para diferentes carros.

A funcionalidade será particularmente útil para clientes de carros de locação, uma vez que não obriga ao levantamento de uma chave. O cliente recebe tudo diretamente no telefone. A partilha de carro será simplificada, sendo possível enviar, através do aplicativo, a chave digital para um amigo, familiar ou conhecido para que este tenha permissão para utilizar o carro.

Os testes do novo sistema vão começar em meados de 2016, inicialmente em um serviço de carsharing que a marca mantém no aeroporto do Gotemburgo na Suécia. Em 2017 a ideia é disponibilizar também o sistema com um número limitado de automóveis vendidos pela marca.

Para quem não vê com bons olhos esta evolução, há notícias tranquilizadoras: as chaves físicas não vão acabar. Quem pretender continuar a usar o sistema tradicional, e ter uma chave para guardar no bolso, terá sempre essa opção.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo