

A versão Plug-in do Volvo V60 SW já tinha sido anunciada no início de 2011 e tem o seu lançamento previsto para 2012. O modelo ecologicamente correto tem emissões de dióxido de carbono abaixo de 50 g/km. Segundo a montadora sueca, o V60 Plug-in Hybrid é o resultado de uma estreita cooperação entre a Volvo Car Corporation e o fornecedor sueco de energia Vattenfall (com quem a montadora vem colaborando desde 2007 no desenvolvimento da tecnologia Plug-in).
Quando alimentado exclusivamente por energia elétrica, o V60 Plug-in Hybrid consegue percorrer até 50 quilômetros. A autonomia total do carro é de até 1200 km, com um tanque e o consumo de combustível anunciado é de 52 km/l. “Um aspecto importante do projeto é o de manter o prazer em dirigir excelente no V60 da Volvo, assim como um alto padrão de segurança e conforto luxuoso”, declara Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation.
Devido ao uso da bateria, este híbrido plug-in será mais caro do que um Volvo V60 com motor a combustão convencional. No entanto , os custos de combustível serão um terço mais baixos. O tempo de carregamento da bateria de íons de lítio é de cinco horas, se o carro for recarregado em casa. Já o custo exato vai variar de um mercado para outro. Apesar disso, especialistas da Volvo Car Corporation estão trabalhando na criação, através de computador, de um som ideal e uniforme com o objetivo de encontrar o perfil acústico certo para o V60 Volvo Plug-in Hybrid, num dos laboratórios mais modernos do sector. “O objetivo é ajustar o nível de ruído do veículo, a fim de criar uma experiência total com um som agradável”, informa Peter Mertens, vice-presidente sênior para a Pesquisa e Desenvolvimento da companhia.