O veículo mais tecnológico, seguro, luxuoso e exclusivo da Volvo já acumulou os primeiros quilômetros. Em evento realizado na última semana na Califórnia (EUA), o novíssimo EX90 percorreu cerca de 250 km nos arredores de Los Angeles, em seu primeiro evento oficial. O SUV elétrico da marca sueca é a combinação perfeita de requinte e tecnologia visando a proteção, não apenas dos passageiros dentro do carro, mas também de elementos externos.
O lançamento vem sendo fabricado nos Estados Unidos, mais precisamente nas cercanias de Charleston, na Carolina do Sul, desde junho. Alguns países como Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido receberão as primeiras unidades ainda em 2024.
O EX90 é o primeiro carro da Volvo impulsionado por tecnologia de computação central, uma tecnologia que possibilita alcançar um novo patamar de segurança para os carros. E a planta de Charleston foi a escolhida para dar vida à luxuosa novidade.
Enraizado nos princípios de design escandinavo da Volvo, o EX90 oferece proporções modernas que otimizam a segurança, a eficiência e a estética. Graças à sua configuração de sete assentos, é um companheiro perfeito para toda a família, cheio de espaço para os seus sete lugares, versatilidade e conforto. Sem falar do compartimento dianteiro para bagagens, que contém 34 litros de capacidade.
Apesar de ser um carro de grande porte, sua eficiência aerodinâmica (Cx 0,29) chega a se comparar com modelos compactos, graças a todo o estudo de arrasto de ar, pelo qual o EX90 passou com louvor.
O EX90 se baseia na tecnologia VE, de próxima geração, com capacidade de 111 kWh e um alcance totalmente elétrico de até 600 km (ciclo WLTP), e capacidade de carregar de 10% a 80% em 30 minutos (em 250 kW). Mas não é só a capacidade de ir mais longe que faz do EX90 um carro realmente especial. Além da autonomia inigualável e de todo o luxo a bordo, é capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus dois motores que, juntos, produzem 517 hp de potência.
O EX90 está projetado para ser o carro Volvo mais seguro da história, impulsionado por tecnologia de segurança passiva e ativa de próxima geração e software informado por um amplo conjunto de sensores. Eles são compostos por um LiDar com 8 câmeras, 5 radares e 12 sensores ultrassônicos, que auxiliam no “Safespace” technology.
Nascido inteligente e conectado, com Google integrado, o EX90 vem com um sistema central potente e está sempre conectado, por isso, pode ser melhorado com o tempo, através de atualizações de software. Essas atualizações são entregues pelos engenheiros de software da Volvo, habilitadas por IA e informadas pela coleta de dados em tempo real.
O computador de IA a bordo é construído na plataforma NVIDIA DRIVE®. Este sistema central, juntamente com a plataforma Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies, Inc. e software desenvolvido internamente pelos engenheiros da Volvo Cars, trabalham perfeitamente juntos para executar as funções principais dentro do carro, desde segurança e infotainment até gerenciamento da bateria. O resultado é uma experiência automotiva mais responsiva e conveniente.
Ainda sobre tecnologias, sua multimídia de última geração tem 14,5 polegadas e trabalha em conjunto com o cluster digital de 9 polegadas. E, como se não bastasse, ainda tem um Head-up Display de generosas 13,2 polegadas. Aos que gostam de um som poderoso para as músicas a bordo, o incrível sistema Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes, proporciona uma experiência sonora verdadeiramente imersiva.
E como destaques no âmbito da sustentabilidade, vem com madeira decorativa certificada pelo FSC. A parte têxtil que compõe o interior foi cuidadosamente confeccionada com materiais selecionados de fontes sustentáveis, incluindo polímeros oriundos de florestas na Suécia e na Finlândia. O EX90 é um testemunho das capacidades globais de engenharia da Volvo e reafirma sua posição como líder na mudança tecnológica em curso na indústria automotiva.
Veja, abaixo, os principais itens de tecnologia que vêm equipados no Volvo EX90:
Tecnologia de espaço seguro
Sensoriamento avançado externo: Lidar, 8 câmeras, 5 radares, 16 sensores ultrassônicos
Sensoriamento de ocupantes
Sistema de compreensão do motorista
Coleta de dados do Lidar
Saída involuntária da faixa:
Assistente de permanência na faixa
Alerta de saída de faixa (<65 km/h)
Mitigação de colisão frontal (65-140 km/h)
Mitigação de saída de estrada (60-140 km/h)
Mudança de faixa intencional:
BLIS com assistência de direção
Freio automático em cruzamento – curva à esquerda/direita; veículos, scooters, ciclistas
Evitar e mitigar colisões em altas velocidades:
Alerta de colisão frontal: avisos sonoros/gráficos/táteis
Evitar e mitigar colisões com frenagem e direção
Detecção de veículos, pedestres, ciclistas, scooters, grandes animais e objetos
Mitigação de colisão frontal com frenagem
Evitar pedestres, ciclistas e scooters com direção assistida
Alerta e prevenção de colisão traseira
Evitar e mitigar colisões em baixas velocidades:
Alerta de tráfego cruzado traseiro com freio automático (radar, veículos cruzando até 30 m)
Freio automático traseiro (2-15 km/h, somente com base em visão)
Sistema de alerta acústico do veículo
Segurança infantil:
Pontos de fixação inferior no piso
Pontos de fixação superior nos assentos traseiros externos
Assistência ao motorista em todas as velocidades:
Informações de sinalização de trânsito
Assistente de velocidade inteligente (somente UE)
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Assistente de direção Pilot Assist (até 150 km/h)
Assistência de mudança de faixa
Assistente de parada de emergência
Assistência ao motorista em baixas velocidades e/ou estacionamento:
Assistente de estacionamento – traseiro, dianteiro e lateral
Câmera de estacionamento – visão traseira
Câmera 360° com visão 3D
Assistente de estacionamento Park Pilot
Alerta de abertura de portas
Assistente de reboque (orientação visual)
Segurança protetora:
Frenagem pós-impacto
Novos airbags laterais para os assentos dianteiros
Cortina inflável cobrindo todos os assentos
Airbag de joelho no assento do motorista (global) e no assento do passageiro (somente EUA)
Sistema de proteção de pedestres (capô ativo – exceto EUA)
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical WHIPS nos assentos dianteiros
Sistema de proteção contra impacto lateral SIPS™ que distribui a força do impacto
Cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de carga
Cintos ERR nos assentos dianteiros
Estrutura de segurança em aço de alta resistência: Em comparação ao XC90, a rigidez torsional foi aprimorada em 50% e a absorção de energia em colisões em 20%
Maior quantidade de alumínio para design leve de veículo elétrico
Estrutura de segurança da bateria em alumínio extrudado para suportar/mitigar forças de colisão
Coluna de direção colapsável
Compatibilidade com veículos menores (proteção dos ocupantes em carros menores)
Fonte: Volvo Cars Latin America