Para a Volvo Cars, a eletrificação é mais do que simplesmente uma mudança nos conjuntos de força. Ele representa um novo paradigma no design de automóveis e o Volvo Concept Recharge é um manifesto para a próxima geração de Volvos totalmente elétricos.
Fiel à herança do design escandinavo, o Concept Recharge tem o mantra de “menos, mas melhor” em seu núcleo. Por exemplo, ao remover a complexidade do motor de combustão interna, os projetistas conseguiram evoluir as proporções do carro para aumentar o espaço interior e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica. O resultado é um carro que oferece soluções genuinamente melhores para apoiar uma vida familiar sustentável.
A primeira geração de carros elétricos da Volvo compartilha um piso com os carros movidos a motor de combustão, o que requer um equilíbrio em proporções e espaço para poder acomodar uma bateria e um motor de combustão interna.
A próxima geração de carros totalmente elétricos da Volvo – o primeiro SUV da empresa em uma base de tecnologia exclusivamente elétrica completamente nova – contará com pisos planos, conforme previsto no Concept Recharge.
Ao remover o motor e substituí-lo por uma bateria completa sob o piso plano, os designers aumentaram a distância entre eixos e o tamanho das rodas do carro. Os resultados são saliências mais curtas, bem como muito mais espaço interior, incluindo uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros.
No Concept Recharge, esses avanços levaram os designers a reposicionar os assentos, otimizar o perfil do teto e abaixar o capô do carro, mantendo o ponto de vista elevado amado por motoristas de carros como o Volvo XC40, XC60 e XC90. Essa abordagem cria ganhos de eficiência na aerodinâmica em comparação com um SUV típico, o que melhora o alcance.
Carro-conceito
Este carro-conceito também apresenta uma nova linguagem de design da Volvo. Continuando com o tema ‘menos, mas melhor’, todos os elementos desnecessários foram removidos e o que resta é tratado com uma execução nivelada de alta precisão.
A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por uma nova interpretação do design do farol do Thor’s Hammer da Volvo Cars. Isso inclui o gráfico puro habilitado para a tecnologia HD mais recente, que abre à noite para revelar as unidades principais da lâmpada.
Luzes traseiras verticais exclusivas conectam-se à forte herança de design da marca, mas são reinventadas com um conjunto de asas que se estendem em velocidades de cruzeiro mais altas para melhorar ainda mais a aerodinâmica geral.
Novo Design
A linguagem de design da Volvo também assume uma nova forma dentro do Concept Recharge. O piso plano oferece mais espaço e uma melhor posição do assento para todos os que estão dentro do carro.
Uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas é o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema de infoentretenimento conectado de próxima geração da empresa. Projetada para ser lógica e intuitiva de usar, a tecnologia ajuda a fornecer uma experiência serena e tranquila.
A mais recente tecnologia de entretenimento informativo anda de mãos dadas com outras marcas do design escandinavo: linhas limpas e uso extensivo de materiais sustentáveis e naturais dentro da cabine.
Finalmente, o Concept Recharge também reflete as ambições de segurança da Volvo Cars nos próximos anos. Um sensor LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar e uma parte crítica do plano da Volvo Cars para a próxima tecnologia de direção autônoma segura, é colocado em uma posição ideal no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro.
Fonte: Inside Out PR