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Volkswagen Golf Variant chega à linha 2017 com motor 1.4 TSI Flex

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A Volkswagen Golf Variant chega à linha 2017 com novidades. O modelo passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv em suas duas versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de rodas de liga leve também é nova para a linha 2017. Os preços vão de R$ 101.880 (Comfortline) a R$ 113.290 (Highline).

Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. O modelo foi exibido pela primeira vez no Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014) e obteve excelente aceitação do público, chegando ao mercado nacional em maio de 2015.

O Golf Variant 2017 é equipada com o motor 1.4l TSI Total Flex. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) na faixa de  4.500 rpm a 5.500 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm (250 Nm), surge já a apenas 1.500 rpm e se mantém até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível.

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Tanto na versão Comfortline como na Highline, o motor 1.4l TSI Total Flex é combinado exclusivamente à transmissão automática de 6 velocidades (com conversor de torque) com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). O Novo Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).

E para continuar a ser referência de downsizing, mesmo consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses combustíveis, o motor 1.4 TSI Total Flex traz uma série de novidades em relação ao propulsor a gasolina.

A central eletrônica do motor (ECU) tem novos software e hardware. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele. Outras novidades são a guia de válvula que agora tem dupla vedação e a sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operarem com o combustível de origem vegetal.

A sonda lambda passa a ser linear, proporcionando melhor controle na combustão. Por causa das características do etanol, o sistema de injeção de combustível do motor 1.4 TSI Total Flex utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor 1.4 TSI a gasolina trabalha com 200 bar. Com isso, a galeria de combustível foi modificada e está ainda mais robusta.

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Ainda no sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar em qualquer mistura de etanol ou gasolina. O motor 1.4 TSI Total Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, o que proporciona ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia. Resultado: excelente durabilidade.

Comfortline

Modelo de entrada, o Golf Variant Comfortline tem foco na relação custo-benefício, já contando de série com equipamentos muito valorizados pelos clientes. Com nota máxima em segurança para adultos e crianças, o modelo Comfortline traz uma série de recursos de segurança, como: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.

O Golf Variant Comfortline 2017 também traz como equipamento de série o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16” estilo “Dover” (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série. Como novidade para a linha 2017 há a opção das rodas de liga leve de 17” com estilo “Geneva”, com pneus 225/45 R17.

Highline

Versão topo de linha, o Golf Variant Highline acrescenta ao conteúdo da versão Comfortline ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.

Opcionalmente, a versão Highline pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17” diamantadas estilo “Madrid”, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8’ e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

 

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