CarrosNotícias

Volkswagen vai ter que indenizar clientes lesados com veículos com filtros de emissões manipulados

2015 Volkswagen Golf TDI

O grupo Volkswagen chegou a um acordo com as autoridades norte-americanas para indenizar com 4400 euros cada cliente com veículos com filtros de emissões manipulados. A marca alemã tem que apresentar, até ontem (quinta-feira), perante um tribunal norte-americano as propostas concretas para retirar de circulação os veículos com motores a gasóleo adulterados se quiser evitar um julgamento este verão nos Estados Unidos, país no qual foram afetados quase 600 mil carros.

A reunião preliminar vai se realizar no Tribunal do Distrito do Norte da Califórnia, em São Francisco, pelas 8 horas locais, presidida pelo juiz Charles Breyer. A Volkswagen irá assumir os custos do reequipamento dos veículos afetados, acrescenta o diário alemão “Die Welt”, que cita fontes financeiras.

Até agora, a Volkswagen colocou de lado cerca de 6700 milhões de euros para fazer frente aos custos da manipulação dos programas de informatica que medem as emissões de gases, mas quer aumentar a quantia significativamente, segundo fontes conhecedoras da situação citadas pelo diário alemão.

A Volkswagen se viu envolvida nos últimos meses num escândalo depois de o fabricante alemão admitir ter instalado em 11 milhões de carros um “software” capaz de falsificar os valores das emissões poluentes dos motores a diesel. A Volkswagen arrisca-se agora a pagar milhões de euros em indemnizações e multas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo