CarrosNotícias

Volkswagen Taos é apresentado oficlamente no Brasil

O Taos também virá com duas telas de 10 polegadas, o Active Info Display e o VW Play, central multimídia recém-inaugurada no Nivus

Design, tecnologia e segurança. Com esses atributos, o Taos, o mais novo SUV da Volkswagen, é apresentado pela primeira vez no Brasil, em uma live comandada pelo Presidente e CEO da Volkswagen na América Latina Pablo Di Si. O evento marca também o encontro inédito dos quatro SUVs da VW no País: Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan Allspace. Cada um com o seu estilo! Cada um feito sob medida para os diferentes perfis de consumidores brasileiros.

O Taos representa um investimento de US$ 650 milhões na Argentina, de onde será produzido e exportado para toda a região América Latina. Ele será o primeiro SUV da marca alemã a ser produzido na Argentina, na fábrica de General Pacheco, onde acaba de ser inaugura a nova cabine de pintura, a mais moderna entre todas as fábricas de automóveis da Argentina. Desenvolvido sob os conceitos de premium, único e sofisticado, o Taos une design, segurança e muita tecnologia como nenhum outro modelo no segmento de SUVs médios.

Alta tecnologia sem dúvida é um dos destaques do Taos. Os faróis, por exemplo, inauguram na região a mais nova tecnologia de iluminação da marca, o IQ. Light, além da nova assinatura noturna da Volkswagen. Os faróis full LED ganham em amplitude e alcance, garantindo ainda mais conforto e segurança ao motorista. Outro destaque do modelo é a moderna “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo infotainment VW Play, em uma incrível combinação de duas telas de 10 polegadas cada uma, algo inédito no segmento. O Taos também possui insertos em couro no painel e nas laterais das portas dianteiras, ganhando ainda mais sofisticação e elegância no interior.

Quanto à segurança, o Taos virá com diversos sistemas de auxílio à condução. O Controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, juntamente à Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres e os detectores de ponto cego e de tráfego traseiro são algumas das principais tecnologias do Taos voltadas à segurança dos passageiros. Os faróis IQ. Light, associados ao Dynamic light assist e à Luz de conversão dinâmica, também auxiliam para uma condução mais segura, uma vez que promovem uma melhor visão do ambiente externo ao carro.

Um dos destaques do Taos é, sem dúvida, o design. A silhueta é típica de um SUV e transmite uma imagem robusta do modelo, que garante espaço interno e conforto a todos os passageiros. As rodas ganham realce com as caixas em formato mais retangular e a frente do carro, com o para-choque imponente, também contribui com o caráter SUV do modelo – mais alto, forte e confortável, o veículo perfeito para a família. Um típico SUV com o DNA de design da marca Volkswagen.

A frente do carro também é marcada pela nova assinatura de luz da marca, que faz sua estreia na América do Sul. Os faróis de LED são ligados por um fio de luz, também em LED, que invade a grade e “corta” o logotipo frontal, formando uma linha horizontal moderna e elegante. Na traseira, as lanternas de LED também formam um efeito característico de modelos premium. É moderno, sofisticado, tecnológico e único.

Conforto e sofisticação também são marcantes no interior do Taos. A composição do cockpit, com o Active Info Display e o infotainment VW Play, cria uma “ilha digital” ao alcance do motorista, que pode personalizar as informações disponibilizadas de acordo com suas preferências. O painel possui inserções em couro que, junto às luzes ambientes, que podem ser programadas em 10 cores diferentes, oferecem ainda mais conforto e sofisticação ao interior do modelo.

O VW Play é um marco em termos de tecnologia e transforma o utilitário esportivo em um smart car. Com um touch screen de 10,1 polegadas, o infotainment entrega entretenimento, conectividade, conforto e praticidade. Ele possui memória própria, de 10 GB, onde pode armazenar aplicativos à escolha do cliente, que são baixados diretamente da VW Play Apps. O VW Play ainda permite a configuração de toda a sua interface e até o agendamento das manutenções do carro.

Conectado ao VW Play, está o Active Info Display, o painel digital da VW. Ele também permite a personalização completa das informações, que são expostas em uma tela de 10,25 polegadas. Juntos, o VW Play e o Active Info Display tornam o cockpit do Taos completamente digital. Outro destaque tecnológico do Taos é o carregador de celular sem fio, que garante praticidade e conforto, em um interior do carro livre de cabos.

A segurança de todos os passageiros é outro importante pilar do Taos, então o modelo chegará ao mercado dotado de assistentes de condução de última geração. O primeiro deles é o sistema de Controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, o qual possibilita que o motorista selecione previamente uma velocidade, a qual será preservada de forma autônoma pelo carro. Também de forma autônima, o Taos se mantém a uma distância de segurança do veículo à frente. Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento.

Outra importante ferramenta de segurança do Taos, que é também um diferencial dentro do segmento, é o sistema de Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres. O veículo identifica o risco de colisões ou atropelamentos a partir de um radar frontal e alerta o motorista. Caso o motorista não reaja, o veículo freia automaticamente, evitando acidentes.

O modelo ainda conta com Detector de ponto cego, que alerta o motorista quando há algo ou alguém em seu ponto cego, uma importante ferramenta para troca de faixas no trânsito, por exemplo. A segurança traseira fica por conta do Detector de tráfego traseiro, que avisa ao motorista sobre os veículos que se aproximam por trás. Em uma situação de ré ao sair de uma vaga, por exemplo, o carro avisa ao motorista e freia de forma autônoma ao identificar outro veículo se aproximando.

A mais nova tecnologia de iluminação da Volkswagen, o IQ. Light, faz sua estreia na América do Sul com o Taos. Ela permite que os faróis em LED tenham maior alcance e amplitude, melhorando consideravelmente a visão do motorista. Juntamente ao Dynamic light assist, o farol consegue ajustar seu feixe de luz para não ofuscar o motorista que dirige no sentido oposto e, caso o condutor do Taos mude a direção do carro, a Luz de conversão dinâmica é acionada para ajustar o curso da luz do farol.

O Taos será equipado com o motor 250 TSI, de 1,4L de capacidade cúbica. É simplesmente o motor mais premiado da história do ‘International Engine of the Year’, por unir alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. O motor equipa atualmente os modelos Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross, Jetta e Tiguan Allspace. Ou seja, um motor altamente consagrado no mercado brasileiro.

O motor é produzido em São Carlos, no interior do estado de São Paulo, e incorpora a tecnologia Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, o motor 250 TSI entrega 150 cv de potência e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque -uma referência no segmento de SUVs médios no Brasil.

Fonte: Volkswagen do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo