Os testes começarão na Alemanha, na fábrica de Wolfsgurgo, onde a VW tem o seu quartel-general. A frota de veículos elétricos autônomos de nível 5 (totalmente autônomos em todos os modos de condução) que está nos planos da Volkswagen será composta por carros de passageiros, furgões e camiões.
No Salão de Frankfurt, o projeto autónomo foi apresentado com o concept do Sedric – do inglês “self-driving car” (carro de condução autônoma») – projetado (e revelado em Genebra) para transportar até quatro pessoas.
“A nossa equipe está trabalhando em ideias para uma família inteira Sedric de veículos totalmente autônomos para a cidade, para uma mobilidade luxuosa de longo alcance através de furgões de entregas e de caminhões pesados”, afirmou em Frankfurt o CEO da VW, Matthias Mueller, citado pelo «Automotive News».
Os testes vão começar “em casa” com o Sedric de quatro lugares já revelado: “Em breve vamos entrar no processo de testes transportando empregados na nossa fábrica de Wolfsburgo.”
O responsável pela estratégia digital do Grupo Volkswagen revelou que as frotas de carros totalmente autónomos para partilha estão inicialmente previstas para rodar entre “duas a cinco cidades”, frisando o Automotive News, a partir de 2021 e utilizando os serviços de mobilidade associados da VW como o Moia e o Gett.
“Esperamos que o Senado [dos EUA] aprove legislação [sobre os carros autónomos] a meio do próximo ano. Assim que acontecer, deverão seguir-se o Dubai, a Singapura e a China”, referiu Johann Jungwirth.