CarrosNotícias

Volkswagen Beetle eléctrico de 4 portas pode ser lançado em breve

A Volkswagen está considerando desenvolver um novo Beetle. Se o projeto seguir em frente, o modelo exibirá uma configuração de 4 portas e usará a plataforma MEB, o que significa que fará parte da futura gama eléctrica ID.

A marca Alemã já confirmou que o Beetle atual, a segunda geração do modelo que foi lançado em 1997, deixará de ser produzido em 2019 e não será diretamente substituído. No entanto, para tornar a marca “menos alemã“, Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, pretende desenvolver vários modelos capazes de apelar ao lado emocional dos clientes, enquanto ícone, a insígnia “Beetle” é perfeita para a função.

O primeiro modelo será o ID Buzz, uma Kombi eléctrica que será lançada em 2022, depois da introdução de modelos elétricos mais convencionais, como o hatchback Neo e uma versão de produção em série do ID Crozz .

O responsável pelo departamento de design da VW, Klaus Bischoff, afirmou ao site Autocar que a montadora tem que se focar na produção de modelos que gerem um elevado volume de vendas antes de aprovar a produção de um Beetle elétrico: “O nosso objetivo principal é iniciar a comercialização dos modelos ID de elevado volume. Estes veículos integram tecnologia muito complexa e é preferível não entrar em exageros. Apenas numa fase posterior será possível concentrar esforços na concepção de modelos mais exóticos e “emocionais.”

Segundo Bischoff, se o Beetle elétrico for aprovado, será mais apelativo que o modelo atual, graças à plataforma MEB, oferecerá mais espaço e conforto sem comprometer o formato icónico: “O Beetle atual é um bonito coupé ou cabriolet, mas está limitado em termos comerciais pois pertence a um segmento de nicho. Se considerarmos a MEB, a distância entre-eixos mais curta é a do ID hatchback. Se for utilizada como base para desenvolver um novo Beetle, o modelo conferirá muito espaço sem sacrificar aspectos funcionais, poderá ser um veículo muito atrativo.”

Bischoff confirmou que um Beetle eléctrico de 4 portas já existe enquanto esboço, mas adicionou que serão precisos mais dois ou três anos para decidir se a produção avança ou não.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo