AntigosNotícias

Volkswagen Gol GTI comemora 30 anos de lançamento

A Volkswagen do Brasil comemora os 30 anos do Gol GTi – um dos esportivos mais icônicos do mercado brasileiro e que trouxe inovações para a indústria nacional. O Gol GTi foi a principal atração do estande da Volkswagen do Brasil no Salão do Automóvel de 1988, tendo sido o primeiro modelo produzido no Brasil equipado com injeção eletrônica de combustível.

O esportivo adotava o motor quatro-cilindros 2.0 – que desenvolvia potência de 120 cv a 5.600 rpm, com torque máximo de 180 Nm (18,4 kgfm) a 3.200 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco marchas. Além da injeção eletrônica computadorizada, o Gol GTi tinha várias mudanças mecânicas. Entre elas, tuchos hidráulicos (para reduzir ruídos e dispensar regulagens), novos pistões, filtro de ar de maior capacidade, coletor de admissão, bomba de óleo de maior vazão, injetores de óleo no bloco do motor para refrigerar os pistões e novo comando de válvulas (as de admissão passaram de 38 mm para 40 mm de diâmetro). A taxa de compressão subiu de 8,9:1 para 10:1 e o escapamento foi redesenhado. A caixa de câmbio também recebeu alterações.

A primeira edição tinha produção limitada, e em cor única: Azul Mônaco, perolizada. O esportivo tinha detalhes em preto fosco e aerofólio na cor da carroceria. Os para-choques e as faixas laterais eram na cor cinza prata, com filetes na cor Azul Cobalto. Na traseira, eram novas as lanternas, escurecidas, e o suporte de placa, com moldura em plástico preto. Completavam o visual os faróis de longo alcance e os de neblina. O Gol GTi era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 185 km/h.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo