CarrosNotícias

Volkswagen apresenta Novo Touareg em duas versões

Fotos: Divulgação
O Volkswagen Novo Touareg chega ao mercado nacional com novas linhas de design na frente e na traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia há agora freios com sistema “Multicollision Brake” (recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros) e faróis bixenônio. Além disso, o utilitário recebeu aperfeiçoamentos na aerodinâmica e novos pneus com menor resistência à rolagem, que contribuem para aumentar a economia de combustível.

O sistema de suspensão de série com molas de aço foi aperfeiçoado; com isso, há respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. Já a suspensão a ar, equipamento de série na versão V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática. O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Brake” (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado.

O design dianteiro do Novo Touareg é completamente novo. Destaque para os faróis, agora maiores. Com formato trapezoidal, os faróis criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo.

Contrastando com o modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de dois. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente até os faróis. Em conjunto, a grade do radiador e os faróis formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo.

Integrada a essa imagem, a área inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, a entrada de ar inferior forma agora um “A” estilizado, em lugar de um “V”, que vai até as entradas de ar laterais à esquerda e à direita. Isso dá ao Novo Touareg uma atitude ainda mais marcante na estrada.

Visto de trás, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choque, que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV.  Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque, que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros.  Entre os destaques da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o logotipo VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras de LEDs.

Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. A versão V6 traz de série rodas de liga leve de 19” estilo “Salvador” com pneus 265/50. Já as rodas de liga leve com estilo “Tarragona” de 20 polegadas (com pneus 275/45) têm cinco raios duplos e são de série na versão V8 R-Line. Complementam a lista de equipamentos de série o tratamento especial das janelas, que absorvem 65% da incidência de luz. O Novo Touareg tem 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,89 m e o porta-malas acomoda 580 litros de bagagem.

O interior do Novo Touareg mostra uma extraordinária combinação entre rústicos elementos off road e detalhes sofisticados. Os elementos SUV do Novo Touareg incluem os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado. Também evidente é a iluminação branca – no lugar da vermelha – de todos os controles. Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle.

O Novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em duas versões: V6 e V8 R-Line. Modelo topo de linha da Volkswagen no País, o utilitário esportivo oferece a mais alta tecnologia, independentemente da configuração de motor.

A configuração V6 traz o motor FSI 3,6l com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. Associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas, esse motor faz com que o Novo Touareg V6 acelere da imobilidade aos 100 km/h em 7,8 s e alcance a velocidade máxima de 228 km/h.

A verão V6 oferece uma extensa lista de equipamentos de série, contando com itens como faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque, entre outros.

Outra tecnologia de série do Novo Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

O Novo Touareg passa a contar de série com o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança pelo maior automóvel clube da Alemanha (ADAC). Cenário: estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial. Esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veículo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.

A grife R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo. Além disso, um logotipo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do veículo.

Complementam o pacote volante esportivo com o logotipo R-Line, sistema de controle de climatização (Climatronic) com quatro zonas de resfriamento, insertos especiais “Silver Lane” no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. Há, ainda, insertos em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa (dois tons) com o logotipo “R-Line” nos apoios de cabeça. O console central tem acabamento de alumínio e o teto conta com revestimento em preto titânio.

O Novo Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic. Uma das mais avançadas disponíveis no mundo, a transmissão automática do Touareg é compacta, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo também trocas manuais.

O Touareg R-Line tem suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.

Todo Novo Touareg à venda no Brasil tem como equipamento de série o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autobloqueante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção off road operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.

O Novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em 12 cores: duas sólidas (Branco Puro e Preto Ninja), sete metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstenio, Cinza Canyon, Cinza Dark Canyon e as três novidades Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro) e três perolizadas (Preto Mystic, Branco Oryx e Azul Moonlight).

Internamente, o cliente contará com três opções de tonalidades de Couro Viena para os bancos para a versão V6: bege, marrom ou preta. Já o Novo Touareg V8 R-Line será oferecido exclusivamente com couro preto com faixas centrais em cinza. Um dos modelos mais avançados no mundo em sua categoria, o Novo Touareg conta com 3 anos de garantia total de fábrica.

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo