CarrosNotícias

Volkswagen apresenta na Alemanha o Novo Polo europeu

Com mais de 14 milhões de unidades vendidas em todo o mundo ao longo de sua história, o Polo é um dos carros compactos de maior sucesso no mundo. O best-seller ganha agora uma geração completamente nova na Europa. Com um design externo totalmente novo, espaço interior perceptivelmente maior e redesenhado até o último detalhe, novo layout do cockpit, estruturado para o mundo digital, eficientes motores TSI (gasolina), TGI (gás natural) e TDI (diesel) assim como um leque de sistemas de assistência previamente disponíveis apenas nos carros maiores da Volkswagen. O Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen explica: “O Polo é um carro jovem. Ele combina carisma com forte tecnologia. Nenhum outro carro oferece tanto espaço com o seu tamanho. Isto faz do Polo o compacto número um e ele vai continuar número um.”

A sexta geração do Polo cresceu, tornando-o maior que seus antecessores em todas as suas dimensões. Isto resultou num espaço interno muito maior e num volume de porta-malas significativamente aumentado – cresceu de 280 para 351 litros. Apesar disso, por fora ele continua sendo um vivaz carro compacto. É esclarecedor comparar este carro ao Golf de quarta geração (fabricado até 2003), que vendeu milhões de unidades. Isto mostra que o Polo se adaptou a pessoas que cresceram, mas também que ele utiliza seu espaço fechado de forma ainda mais eficiente. Com 4.053 mm de comprimento, o novo Polo europeu é pouco menor que o Golf de quarta geração, mas o supera na distância entre eixos (53 mm maior) e no espaço para o motorista, passageiros e bagagem (21 litros maior).

Os efeitos positivos da plataforma modular transversal (MQB) nas proporções do carro e em seu design são muito significativos. Klaus Bischoff, Chefe de Design de marca Volkswagen, explica: “As proporções muito melhores criam a moldura para uma aparência mais adulta e confiante do Polo de sexta geração – carismático, evoluído, contemporâneo e amigável. Temos investido sistematicamente nesse realinhamento de dimensões para criar um carro compacto definitivo. Objetivos do projeto, segundo Bischoff: todos os modelos do Polo devem ficar mais esportivos, jovens, mais masculinos e mais carismáticos. Contemplando o novo Polo, o Chefe de Design sintetiza.

O Polo está sendo lançado nas três conhecidas linhas de equipamento Trendline, Comfortline e Highline e na edição especial ‘Beats’ com um equipamento configurado para o som contemporâneo. Outra versão que chega já na largada do novo carro: o Polo GTI. Vários pacotes também são oferecidos, como o R-Line, Black e Style. Todos eles têm muito a oferecer. O R-Line, por exemplo, torna o Polo ainda mais dinâmico com itens como rodas de 16 polegadas (‘Sebring’), um grande para-choques dianteiro esportivo e, na traseira, um difusor com friso cromado e um defletor no teto. O Polo com pacote R-Line também traz faixas pretas envolventes na soleira que pressionam visualmente o carro contra a estrada. O pacote R-Line também enriquece o interior completamente, adicionando dinamismo por um preço adicional reduzido.

Trendline. Mesmo a versão básica do novo Polo, a Trendline, é bem equipada e traz itens de série como luzes de condução diurna em LEDs com função coming-home e leaving-home, limitador de velocidade e sistema Front Assist de monitoramento de área com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres. Esse equipamento confirma que a segurança não permite nenhuma concessão. No Polo Trendline, a força do motor é transferida para o solo por rodas de 14 polegadas.

O preço básico do Polo Trendline na Alemanha é 12.975 euros. Isto representa uma significativa vantagem em comparação com o modelo anterior levando em conta os equipamentos que eram opcionais e agora estão incluídos de série, como as portas traseiras e o sistema de monitoramento de área.

Comfortline. No Polo Comfortline são agregados detalhes como o sistema de infotainment Composition Colour, ar-condicionado (Climatic), sistema Driver Alert, apoio de braço central, bancos em veludo, vidros elétricos dianteiros e traseiros elétricos com controle one-touch e volante multifuncional. Também de série: rodas de 15 polegadas.

Highline. Os clientes que escolherem o Highline também recebem o Park Distance Control (PDC – controle de distância de estacionamento), luz de fundo branca em LED (portas dianteiras e painel de instrumentos), volante multifuncional combinando com alavanca de câmbio e de freio revestidas em couro (‘small leather package’) e rodas de liga com 15 polegadas (‘Salou’).

Beats. Foi criada uma nova edição do bem-sucedido Polo Beats, que tem como alvo o grupo de clientes mais jovens.  Ela traz um sistema de som de 300 watts  da legendária produtora americana de fones de ouvido Beats (Dr. Dre), assim como muitos outros equipamentos. Os itens externos incluem rodas de liga de 16 polegadas, carenagens dos espelhos pintadas de preto, adesivos decorativos no capô e teto e logotipo ‘Beats’ nas colunas B. Por dentro, o ‘Beats’ foi personalizado com itens como o painel pintado de ‘Vermelho Veludo’, bancos esportivos com forração especial e logo ‘Beats’, o ‘small leather package’ (volante e alavancas de câmbio e freio) e o acabamento especial nos painéis das soleiras. O sistema de som especial pode ser encomendado como opção também nos outros modelos.

GTI. Completando a gama de modelos, no topo, está o novo Polo GTI. Esta versão esportiva agora é movimentada por um motor TSI 2,0 litros com potência de 147 kW / 200 cv (no modelo anterior, TSI 1.8 com 141 kW / 192 cv). Combinando com a alta potência do motor estão o chassi esportivo de série e o chassi opcional Sport Select. Na dianteira, o Polo mais potente se destaca através de itens como um para-choques especialmente desenvolvido com uma aba defletora e faróis de neblina integrados de série. As típicas identificações dos GTI na dianteira incluem a faixa vermelha na grade do radiador, telas de ventilação tipo colmeia e, é claro, o logotipo GTI. Um item exclusivo presente neste GTI: faróis em LED opcionais com um aleta vermelha – estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador. Na traseira, o Polo GTI ostenta um grande defletor de teto em preto com alto brilho (na parte de baixo, preto fosco), difusor no para-choque, saídas de escapamento duplas GTI (no lado esquerdo), lanternas traseiras em LED e, mais uma vez, o logo GTI. Nas laterais, as características do GTI incluem rodas de série de liga com 17 polegadas (opcionalmente com 18 polegadas), extensões nas saias laterais e pinças de freios pintadas de vermelho.  No interior, o Polo com 200 cv também traz características típicas dos GTIs. Elas incluem bancos esportivos especiais com o legendário padrão xadrez ‘Clark’, volante multifuncional em couro com costuras vermelhas, forro do teto e colunas em preto e empunhadura do câmbio GTI. Também está incluída como standard a iluminação ambiente.

Tudo fica mais colorido e personalizado no novo Polo com uma grande gama de novas cores (um total de 14 opções) e doze rodas (de 14 a 18 polegadas, algumas pintadas em cores contrastantes), painéis com 17 diferentes configurações, duas versões de acabamento interno e onze diferentes forrações para os bancos.

O Polo pode ser ainda mais personalizado e refinado para satisfazer orçamentos e gostos individuais. Há novas opções de equipamentos como os faróis full-LED de alta intensidade, luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, sistema de ar-condicionado ‘Air Care Climatronic’ com sensor de qualidade do ar e filtro alergênico, carregador sem fios para smartfones (conexão indutiva com a antena opcional) e um dos maiores tetos solares panorâmicos da categoria (10 mm mais largo e 20 mm mais longo que anteriormente). Outra opção disponível: o equipamento Sport Select com amortecedores ativos. O novo Polo pode ser personalizado para criar um carro quase único através da escolha entre diferentes linhas de acabamento, cores, interiores, rodas e equipamentos opcionais. Essas opções também podem ser combinadas com um amplo espectro de motores altamente eficientes.

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo