A Volkswagen atualizou a Amarok para 2016 e as principais mudanças estão na parte mecânica: um novo motor 3.0 V6 chega com três níveis de potência, sendo o primeiro com 165cv, o segundo com 207cv e o último com 227cv, este gerando saudáveis 56kgfm de torque a 1500rpm. Números melhores que os do antigo 2.0 biturbo e que são auxiliados pela nova relação de transmissão de marchas tanto na caixa manual quanto na automática de oito velocidades, que tiveram as marchas mais altas alongadas para privilegiar a economia de combustível, mantendo o motor em giros mais baixos.
Há também direção Servotronic com assistência eletrônica e discos de freio maiores, sendo este último item exclusivo da versão mais poderosa. A picape será vendida com tração traseira com opção de tração integral 4Motion equipada com diferencial Torsen.
Na caçamba a VW afirma ter desenvolvido diversos dispositivos para variados fins, dentre barras de reforço e capas de proteção, podendo carregar mais de 1 tonelada e, futuramente, até 3,5 toneladas em versões especiais do modelo. Por dentro as mudanças foram sutis e incluem novo cluster de instrumentos e bancos com ergonomia melhorada. Não há previsão de chegada da Amarok atualizada ao Brasil.