NotíciasReportagens

Vilões para o desempenho do seu carro e o seu bolso

Fotos: Divulgação

Cada vez mais recursos podem ser implementados em seu veículo para torná-lo mais confortável e atender as suas necessidades. Porém, será que tudo que está no seu carro vale realmente a pena? Algumas coisas acabam nem sendo tão úteis no dia a dia e apenas tornam o veículo mais caro, ou pior, atrapalham em seu desempenho.

Veja alguns dos acessórios que poderiam ser dispensados e conheça algumas alternativas para deixar seu carro mais atraente sem prejudicar sua performance.

Vilão: teto solar

 

Considerado um item de status e esportividade, muitas pessoas já gastaram muito dinheiro para instalar o acessório em seus veículos ou já adquirirem um modelo que viesse com ele. No entanto, depois de um tempo com o automóvel você pode perceber que a utilização do teto solar vai caindo cada vez mais. E o maior problema: quando quebra fora da garantia o proprietário desembolsa uma grande quantia para arrumá-lo.

Vilão: sensor de chuva

A principal vantagem para o sensor de chuva é que ele aciona os limpadores de parabrisa assim que a chuva começa. Porém, isso não é obsoleto? Qualquer pessoa capacitada a dirigir deverá saber qual o momento certo de acionar a alavanca, e escolher qual é a intensidade correta para garantir a visibilidade. Apesar de ser um acessório tecnológico, ele prejudica o motorista no momento da compra do veículo (pois é cobrado no valor final do produto) e também está ligado a bateria, podendo sobrecarregar a parte elétrica.

Vilão: interior modular

O interior modular é uma excelente opção em alguns veículos, principalmente quando o proprietário precisa carregar diferentes cargas, como pranchas de surf e outras que necessitam de mais espaço. Porém é comum ver proprietários que nunca mexeram na disposição dos bancos ou do espaço dentro do próprio carro! Nesses casos o que seria uma alternativa útil, também fica obsoleto e acaba sendo cobrado a mais no custo final do automóvel. Portanto, se você acredita que isso não fará a diferença no seu dia a dia, por que procurar pela característica?

Herói: rodas de liga leve

Considerado um dos itens mais desejados pelos proprietários de veículos, ela pode trazer alguns benefícios, principalmente para a valorização do modelo em uma revenda, já que costumam valer quase o dobro que o outro modelo. Elas também são 15% mais leves do que as rodas de aço e, apesar de não trazerem grandes diferenças para o desempenho de um veículo comum, elas ajudam na aerodinâmica. Os diversos modelos de rodas de liga leve também ajudam para garantir um maior cuidado estético com o carro.

Herói: air bag

Os pontos positivos do air bag vão muito além de valores básicos que costumam estar associados ao preço de um veículo. Ele é uma medida de segurança e que, junto ao cinto de segurança, permite que o motorista e passageiros tenham uma chance maior de escapar de um acidente sem grandes riscos (veja como deixar seu carro mais seguro para o inverno aqui). A partir de 2014 a fabricação de novos veículos já deve incluir o air bag, mas os carros que não possuem podem fazer a instalação. Sem dúvida, é um acessório caro, mas que compensa pela segurança.

Herói: pneus run flat

Os pneus run flat apresentam maior durabilidade e mesmo se forem danificados, eles podem continuar rodando por um tempo. Eles são reforçados e por isso conseguem trazer essa segurança maior ao motorista. Já pensou se o seu pneu fura em um lugar onde não é possível ou seguro fazer a troca pelo step? Ele provavelmente irá aguentar rodar o suficiente até um local mais apropriado ou até onde você possa pedir ajuda. No entanto, dirija com cuidado porque apesar dele ser bem resistente, uma simples bolha pode prejudicar sua eficiência.

Raphael Granucci é redator na Conversion.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo