CarrosNotícias

Vida longa ao Ka

Fotos: Divulgação

O novo Ford Ka 2012 chega à rede de concessionários da marca no próximo mês de agosto, com o preço escalonado para os diversos catálogos, começando pelo básico – R 24.500,00 e alcançando R$ 29.590,00, na versão top de linha – completo. Lançado no Salão de Paris de 1996, o Ka chegou no ano seguinte ao mercado brasileiro e revolucionou o segmento sub-compacto. Passou por reestilizações em 2002 e 2008 e agora na linha 2012. Esta última foi mais caprichada, especialmente para agradar os 58% do público feminino, maioria dos compradores do modelo de entrada da Ford.

O novo design foi desenvolvido nos estúdios da fábrica de Camaçari, na Bahia, um dos cinco centros de design da Ford em todo o mundo, com o objetivo de privilegiar o novo visual do Ka, que vendeu cerca de  90.000 unidades em 2010. O veículo tipicamente urbano da Ford recebeu poucas alterações, porém importantes. O estilo kinetic, exclusivo da marca, chama atenção pela grade frontal semelhante, no desenho, ao do New Fiesta, estilo trapezoidal, que incorpora o novo para-choque dianteiro. Os faróis, com uma máscara escurecida, ajudam a compor uma frente moderna, realçada pelas rodas de liga leve, aro 14 polegadas. As cores disponíveis são cinco: vermelho Bari, preto Ebony, azul Noronha, branco Ártico e prata Geada.

Repetidores de seta nos espelhos retrovisores externos, dois novos desenhos de calotas, porta-copos entre os bancos, revestidos com novas padronagens de tecido, chave única para ignição e tampa do reservatório de combustível, são as principais novidades do Ka 2012. Além disso, foi introduzido um novo conceito na suspensão traseira que consiste na aplicação de borrachas no batente superior do equipamento, proporcionando um funcionamento ainda mais suave,  menor ruído de rolagem e mais conforto aos ocupantes do veículo.

O motor é o conhecido Zetec Rocam, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, comando simples – flex, com cilindrada de 999 cc e potência de 68,5 cv (gasolina) e 72,7 cv (etanol), ambos a 6.000 rpm. Segundo a fábrica, a velocidade máxima, com etanol, é de 162 km/hora e o consumo de combustível com etanol – 10,2 km/l e com gasolina – 15,2 km/l, em média. O câmbio é manual de 5 velocidades, os freios, a disco na dianteira e tambor auto-ajustável na traseira. O carro pesa 936 quilos, em ordem de marcha, e o tanque tem capacidade para 45 litros de combustível.

O Ka Sport 1.6 também estará disponível nas concessionárias no próximo mês. Com o mesmo motor Zetec Rocam flex, o modelo esportivo registra a potência de 107,3 cv, a etanol e 102,4 cv a gasolina. A novidade é o novo visual que inclui faixas esportivas no capô que deslizam pelo teto e tampa do porta-malas. Tem uma cor exclusiva, laranja Ibiza com faixas preto-fosco. Segundo a montadora, a velocidade máxima (etanol) chega aos 181 km/h.

Agora, é esperar por 2014

Daqui a três anos esta previsto o lançamento da novíssima geração do Ka, provavelmente dentro do espírito One Ford, com plataforma global e com produção em diversas plantas da empresa com o objetivo de ter longa vida em vários mercados mundiais. O carro sub-compacto da Ford, veículo de entrada da marca, será completamente renovado para continuar líder no segmento de compactos de três portas.

Para continuar com longa vida, a nova geração poderá ter aprimoramentos para continuar atrativo ao consumidor como conteúdo de conexão Sync (que até lá estará com menor custo), novo design, talvez a dianteira desenhada com as três barras horizontais. O foco deverá ter como base a oferta de mais prazer ao dirigir, conforto para manter fiéis os proprietários atuais e atrair novos compradores, além de incorporar o conceito de mais por menos, entre os veículos de entrada.

Além disso, a futurologia permite prever um Ford Ka com o novo motor Ecoboost 1.0 de três cilindros. Seria uma completa revolução que colocaria o produto de entrada da Ford na vanguarda, em qualquer mercado do mundo.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo