Por Pedro Paulo Paiva Rodrigues
Fotos: Divulgação/Volkswagen do Brasil
O VW Gol por muitos anos, e por muitas vezes esteve abaixo de seus concorrentes diretos e mesmo assim era o mais vendido. A prova está nos números, são mais de 7,8 milhões de unidades vendidas desde sua estreia em 1980 e mais de 1,3 milhão de unidades exportadas para 66 países.
Apesar da fama e das vendas em alta, os números já não são tão atraentes como antes, atualmente ele ocupa a 6ª posição no ranking dos mais vendidos com 5.893 unidades, atrás do campeão Chevrolet Onix (16.058), Ford Ka (7.656), Hyundai HB20 (7.436), Volkswagen Polo (6.632) e Chevrolet Prisma (5.926). (Fonte: Fenabrave)
Mas aqui o assunto não são as vendas e sim a polêmica da marca em criar “gerações” do modelo que nunca existiram, por isso, fizemos um breve histórico para você saber a verdadeira história das gerações do modelo tão desejado por muitos e odiado por poucos.
Confira as verdadeiras gerações do Gol sem a influência do marketing:
Geração 1 – Lançado em 80 com um motor 1300 arrefecido a ar o VW Gol não conseguiu de forma alguma conquistar o consumidor Brasileiro.
Na linha 86 ganhava um facelift, e uma nova geração arrefecida a água veio para travar um duelo contra o GM Chevette, que naquele ano era o carro versão de entrada mais vendido, em 86 a VW conseguia através do Gol novamente ter o carro mais vendido do Brasil, sua primeira versão também vencia o duelo contra o Fiat uno que era bem mais espaçoso e moderno.
Geração 2 – A linha 95 vinha para combater o moderno GM Corsa com linhas arredondadas, levava leve desvantagem com relação a Fiat Palio por não ter uma versão 4 portas e um motor inferior em relação a potência (Só conseguiram empatar quando lançaram a versão 1.0 16 válvulas), teve seus tempos áureos por volta de 2003 quando vendia mais que o dobro do que o Fiat Palio, e os outros concorrentes, como os recém chegados Corsa B e Ford Fiesta nem sequer surgiam como ameaça ao sucesso de vendas do Gol, em 2005 veio a horrenda geração 4, ideia da VW de deixar o Gol mais simples e deixar o Fox como principal carro da marca para encarar os concorrentes diretos, ideia que não deu certo e mesmo assim o consumidor preferia o Gol.
Geração 3 – Em meados de 2008 chegava no mercado o novo Gol, com motor transversal ele herdara a plataforma do VW Polo de 2003, mas com a suspensão traseira da antiga versão, com o motor VHT ainda em testes o consumidor do Gol sofria com diversos recalls, queimando a imagem do carro, a essa altura o fiel consumidor do gol já tinha certo receio em mudar para a nova versão, porém ainda tinha sucesso de vendas, pois seu antecessor Gol G4 ainda se mantinha no mercado.
Em 2012 veio o primeiro facelift da terceira geração, intitulado Gol g6, em 2014 com o fim das vendas do Gol g4 o gol perdia para a Palio, depois de 27 anos não era o mais vendido. O Gol estava abaixo e não oferecia o mesmo padrão de recém chegados Ônix, HB20, Ka e Sandero.
Hoje em dia o Gol evoluiu em qualidade e oferece opcionais do mesmo no nível dos concorrentes, porém para ficar entre os 10 mais vendidos. A Volkswagen emitiu comunicado para a imprensa especializada que pretende ser novamente a segunda montadora mais vendida no Brasil até 2020, vamos ver o que os Alemães nos reservam.
Gostaria de concluir esse texto de maneira breve salientando apenas que quando o Gol era sucesso de vendas era tecnologicamente inferior, e se apoiava apenas na conectividade e fama de ser um VW. Assim como o Ônix é inferior aos seus concorrentes mas se apoia na conectividade com o público jovem.
*Tabela das “gerações” criadas pelo marketing da VW, que não condiz com a realizade.
Volkswagen Gol Track 2017 com a dianteira da Saveiro Cross.
O Gol é o modelo mais vendido, produzido e exportado na história do Brasil.
Histórico do Gol segundo a VW do Brasil:
1980: Nasce o Gol, como substituto do Fusca
1982: Formada uma família, com Voyage, Parati e Saveiro
1984: Ganha a versão GT, um esportivo de verdade
1987: Assume a liderança de vendas no Brasil
1988: Primeiro com injeção eletrônica no País (Gol GTI)
1994: Gol “Bolinha” 2ª geração
1999: “3ª geração”: novos padrões de qualidade e design
2001: Feito histórico: Gol ultrapassa vendas do Fusca (3,2 milhões)
2003: Pioneiro na tecnologia TotalFlex
2005: “4ª geração”: linhas mais limpas
2008: Total renovação: 5ª geração
2013: 27 anos consecutivos na liderança; Família chega a 10 milhões de unidades produzidas
2015: 35 anos do Gol; Liderança de vendas na Argentina
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CarPoint News.