NotíciasReportagens

Veja dicas de como calibrar corretamente seu pneu

Foto: Divulgação

Normalmente, as pessoas calibram os pneus do carro a qualquer hora do dia, ao passar por um posto de gasolina mais próximo. Entretanto, esse tipo de hábito não é o mais saudável para a vida útil dos pneus, principalmente para a carcaça deles – a parte mais resistente que suporta todo peso do veículo ao reter o ar sob pressão.

É claro que sempre se deve escolher bons modelos de pneus para evitar ao máximo o desgaste, mas se essa parte deles se danifica, toda a estrutura será prejudicada e a resistência do pneu vai diminuir.

Muitas vezes os calibradores de postos de combustível são imprecisos. Para manter o calibrador eficiente é preciso aferi-lo semanalmente e evitar que apareçam partículas de água nas mangueiras. Ainda mais quando o aparelho é usado há anos. Por isso, o melhor local indicado para fazer uma calibragem são as lojas profissionalizadas ou as empresas de pneus, onde diariamente se faz a sangria nos calibradores para que nenhuma partícula de água passe para os pneus.

Outro fator importante: nunca calibre os pneus quando estiverem quentes. Sempre calibre os pneus quando frios, pois isso impede a fadiga dos componentes. O ideal é que seja feita pela manhã, momento de maior resfriamento devido ao pouco uso e baixa intensidade da luz do sol. Quando o pneu está aquecido há maior pressão e a calibragem não fica precisa. É possível o calibrador apontar 28 psi e a pressão estar, na verdade, em 22 psi, o que seria inapropriado pois pode danificar os componentes do pneu.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo