CarrosNotícias

Versão Sport Turismo amplia a linha de modelos Panamera

A Porsche está expandindo a família Panamera com o acréscimo de uma nova versão de carroceria: o Panamera Sport Turismo celebra sua estreia mundial no Salão Internacional de Genebra (de 7 a 19 de março), onde cinco diferentes versões serão expostas: o Panamera 4, Panamera 4S, Panamera 4S Diesel, Panamera 4 E-Hybrid e Panamera Turbo.

Baseada no consagrado sedã esportivo, esta nova versão mais uma vez impacta profundamente o segmento dos carros de luxo com seu design inconfundível. Ao mesmo tempo, o Sport Turismo, com potência de até 404kW/550 cv, é mais versátil que qualquer outro modelo em sua classe. Com uma grande tampa traseira, borda de carga baixa, compartimento de carga com maior volume e conceito de acomodação de passageiros 4+1, o novo modelo do Panamera proporciona uma perfeita combinação de conveniência para o uso diário e máxima flexibilidade.

Dos pontos de vista de tecnologia e do estilo, o Sport Turismo usa todas as inovações apresentadas na nova linha de modelos Panamera lançada no ano passado. Elas incluem o Porsche Advanced Cockpit, o Porsche Dynamic Chassis Control (controle dinâmico do chassi), sistema eletrônico de estabilização de rolagem e poderosos trens de força. Adicionalmente, todas as versões do Panamera Sport Turismo são equipadas de série com o Porsche Traction Management (gerenciamento de tração), sistema ativo de tração integral com embreagem multidiscos eletronicamente controlada. Nos modelos S, a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras é equipamento standard.

Exatamente como o sedã esportivo Panamera com estilo de cupê, o Sport Turismo se caracteriza por suas proporções extremamente dinâmicas – um reflexo perfeito do DNA de design da Porsche. O veículo tem 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 milímetros de altura e 1.937 milímetros de largura, enquanto a grande distância entre eixos chega a 2.950 milímetros. A silhueta é marcada também pelos curtos balanços nas extremidades e grandes rodas medindo até 21 polegadas.

Começando pelas colunas B, ou seja, pelo começo das portas traseiras, o Sport Turismo apresenta um design completamente único. Acima dos ombros pronunciados, a linha das janelas alongada e o contorno igualmente longo do teto dão a veículo uma aparência marcante. Na traseira, o teto desce com menos dramaticidade que a linha das janelas, resultando numa coluna D proeminente e diferenciada, com uma transição para dentro da área dos ombros semelhante à de um cupê.

No alto do veículo, o teto é alongado por um defletor aerodinâmico adaptativo. O ângulo do defletor do teto é posicionado em três estágios, dependendo da situação de rodagem e da seleção dos modos de condução programados para o veículo. Ele gera uma força vertical adicional de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até a velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico – um componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (aerodinâmica ativa – PAA) – se mantém em sua posição mais retraída, com um ângulo negativo de sete graus, reduzindo o arrasto aerodinâmica e contribuindo assim para otimizar o consumo de combustível.

Acima de 170 km/h, o defletor de teto se movimenta automaticamente para sua posição de performance, com um ângulo de um grau positivo, aumentando assim a estabilidade de condução e a dinâmica lateral. Quando são selecionados os modos Sport e Sport Plus, o defletor de teto assume automaticamente a posição de performance em velocidades acima de 90 km/h. O PAA também proporciona assistência ativa adaptando o ângulo de inclinação do defletor de teto a até 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico é aberto em velocidades acima de 90 km/h. Nesse caso específico, o defletor ajuda a reduzir o ruído do vento.

O novo Sport Turismo é o primeiro Panamera contando com três lugares na parte traseira. Os dois bancos de fora têm formato de assentos individuais – mantendo a coerência com a determinação de desempenho esportivo da linha de modelos combinada ao máximo conforto para os passageiros, criando assim uma configuração 2+1 na parte traseira do carro. Opcionalmente, o Panamera Sport Turismo também é disponibilizado com configuração de quatro assentos, com dois bancos individuais com ajustes elétricos na traseira.

A linha de teto elevada do Sport Turismo proporciona fácil entrada e saída para os passageiros de trás e garante grande espaço para a cabeça. A praticidade do compartimento de bagagem é beneficiada ainda mais pela ampla tampa do bagageiro, que tem operação elétrica de série e soleira com apenas 628 milímetros de altura, facilitando o carregamento. Medida até altura superior dos bancos traseiros, a capacidade de carga de 520 litros do Sport Turismo (no Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, 425 litros) supera a do sedã esportivo em 20 litros. Quando carregado até o nível do teto e com os bancos traseiros recolhidos, o ganho chega próximo a 50 litros. Os encostos dos três assentos traseiros podem ser rebatidos juntos ou individualmente (na proporção 40:20:40) e são destravados eletricamente por um comando localizado dentro do compartimento de bagagem. Quando todos os encostos são dobrados, o assoalho do porta-malas é virtualmente nivelado. Nesse caso, o volume de carga é aumentado para até 1.390 litros (no Panamera E-Hybrid Sport Turismo, 1.295 litros).

Um sistema para gerenciamento do compartimento de bagagem é disponível, sob pedido, para o Panamera Sport Turismo. Entre outros pontos, esse sistema variável para transporte seguro inclui dois trilhos integrados ao assoalho de carga, quatro pontos de amarração e uma rede divisória para o compartimento de bagagem. Uma tomada elétrica opcional de 230 V também pode ser fornecida no compartimento de bagagem.

O Panamera Sport Turismo já está disponível para encomendas. O lançamento no mercado europeu está previsto para o dia 7 de outubro, com os outros mercados começando a receber o carro no início de novembro.

O novo Porsche será oferecido com cinco motores que já são utilizados no sedã esportivo. Os preços na Alemanha começam em 97,557 euros para o Panamera 4 Sport Turismo (243 kW/330 cv), 112.075 euros para o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (349 kW/462 cv de potência de sistema), 120.048 euros pelo Panamera 4S Sport Turismo (324 kw/440 cv), 123.975 euros pelo Panamera 4S Diesel Sport Turismo (310 kW/422 cv) e 158.604 euros para o Panamera Turbo Sport Turismo (404 kW/550 cv), todos incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT).

O mercado Brasileiro também receberá todos os modelos acima citados, menos a versão á Diesel, que não é comercializada no país. As primeiras motorizações que chegarão no Brasil serão: o Panamera 4 Sport Turismo, o Panamera Turbo Sport Turismo e o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, que tem previsão de chegada no Brasil no final de 2017. Preços e pacotes ainda não foram definidos.

Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo