MotosNotícias

Tudo o que você precisa saber na hora de comprar uma moto

Fotos: Divulgação

O trânsito nas grandes cidades anda cada vez mais complicado, o transporte público não suporta a demanda, o preço dos combustíveis estão cada vez mais nas alturas e comprar e manter um carro compromete boa parte do orçamento. Não é por acaso que cada vez mais homens e mulheres estão elegendo as motos como seu principal meio de transporte.

Se você já decidiu que vai entrar para o time dos motociclistas e está ansioso para fazer a compra de sua primeira moto, deixe a excitação de lado e tenha uma boa dose de moderação antes de levar aquele modelo que você acha bonito, imponente, ou que todo mundo tem. Levantamos alguns aspectos importantes sobre como escolher a moto que melhor atenda suas necessidades e esperamos esclarecer as dúvidas de quem já tem algum modelo em mente e também dos que ainda estão perdidos entre tantas possibilidades.

Custo x Benefício: antes de mais nada, escolha um modelo que caiba em seu orçamento. Considere o valor da moto mais os custos fixos com revisões, manutenção, peças de reposição, seguro e consumo de combustível. No momento da compra, sempre é vantajoso – se possível – pagar à vista, o que diminui muito o valor final da moto e possibilita a negociação de brindes (como o alarme). Se sua opção é uma moto seminova ou um pouco mais usada, faça uma avaliação com um mecânico de confiança antes da compra.

Necessidade X Dirigibilidade: seja realista e avalie muito bem qual será o uso mais frequente de sua moto. Por mais que você sonhe com uma potente estradeira para os finais de semana, elas não são o que você precisa para trajetos curtos dentro da cidade – o que provavelmente acontecerá com muito mais frequência. Além disso, motos de alta cilindrada são inadequadas para motociclistas inexperientes, principalmente em perímetro urbano. Primeiramente, desenvolva domínio e experiência com um modelo menos robusto. Aprenda a desenvolver seu senso de equilíbrio, aprimore sua nova percepção do trânsito e aprenda a interpretar o comportamento de uma moto para só depois investir em potência e velocidade.

Seu porte físico X porte da moto: evite um modelo que seja pequeno ou grande demais para sua estatura. O ideal é que os pés toquem levemente o chão quando precisar parar a moto. Quando estiver guiando, os joelhos devem ficar confortavelmente dobrados e os braços devem permanecer levemente flexionados. Por isso, não abra mão de realizar um test-drive antes da compra. Pessoas com mais de 1,80 m não se adaptam bem a scooters ou em uma custom de pequeno porte, da mesma forma que um modelo street ou trail mais altos não são indicados para quem tem estatura inferior.

E não se esqueça: novos itens de segurança farão parte da sua rotina diária desde o primeiro passeio em sua nova ou primeira moto. Com seu uso obrigatório existem muitos modelos de capacetes disponíveis para você escolher. Já explicamos a diferença entre eles aqui. Use luvas protetoras, jaquetas com detalhes reflexivos e instale a antena corta-pipas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo