CarrosNotícias

Coluna Mecânica Online® Nº 68 | Três vezes o melhor motor mundial

Fotos: Divulgação

Tricampeão! No clima da Copa do Mundo 2014 uma das mais prestigiadas premiações automotivas mundiais anunciou a conquista, pela terceira vez seguida, da motorização 1.0 litro EcoBoost, produzida pela Ford, como vencedora do “Engine of the Year 2014”.

Com um júri de 82 jornalistas automotivos de 34 países, inclusive o Brasil, o prêmio tem como base os critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas nos motores. A premiação é organizada desde 1999 pela revista Motor Technology International.

Também pela terceira vez consecutiva o Mecânica Online® fez parte do seleto grupo de jurados. “A conquista da Ford revela que as recentes tecnologias mecânicas buscam soluções alinhadas com eficiência energética, redução no consumo e na emissão de gases, mas sem perder desempenho. Observamos motores menores oferecendo rendimento anteriormente de motores maiores.” Destaca Tarcisio Dias, gerente de conteúdo do Mecânica Online® e um dos cinco que representou o Brasil na votação.

Entre os motores vencedores observamos a combinação de alta tecnologia, redução de peso e projetos com indução forçada. Embora tenhamos dois motores vencedores naturalmente aspirados. Também é destaque o aumento de aplicação de motores elétricos. Esse ano participaram novos produtos totalmente elétricos na categoria de motores verdes, com inovações importantes vindo da BMW, Tesla e Renault.

Muita expectativa em torno da categoria que escolhe o mais novo motor do ano, que representa o maior desenvolvimento de powertrain dos últimos 12 meses. Com uma série de novos motores BMW, incluindo o propulsor do i3, bem como a gasolina de três cilindros e as unidades diesel no novo mini, foi surpreendida por sua fiel concorrente Mercedes-Benz e o seu motor 2.0 litros turbo AMG, que rende 360 cv.

Com três cilindros e uma tecnologia que combina injeção direta de combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem sacrificar a potência, o propulsor ultra eficiente de 999 cilindradas desenvolvido pela Ford com a tecnologia EcoBoost alcançou 351 pontos, 70 a mais que o segundo colocado.

O EcoBoost 1.0 é oferecido atualmente na Europa e nos Estados Unidos em carros compactos como New Fiesta e B-MAX e modelos médios como Focus, C-MAX e Grand C-MAX. Num futuro próximo, vai equipar carros maiores como o novo Mondeo. Ele também será oferecido nos furgões Transit Connect e Transit Courier e nas vans de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.

A oferta do novo motor está sendo ampliada para vários mercados do mundo. Ele já está disponível no Novo EcoSport vendido na Índia e na China e este ano será oferecido também no New Fiesta na América do Norte.

Apesar da Ford anunciar um motor três cilindros para o Novo Ka, ele não será o vencedor que já roda mundo afora. Para o Brasil o projeto será totalmente novo e exclusivo. Vamos aos vencedores em cada categoria.

Motor Internacional do Ano – Edição 2014

1.    Ford 999 cc três cilindros turbo – 351 pontos
(Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max, (100ps, 125ps), EcoSport (125ps), Tourneo Connect (100ps))

2.    Ferrari 4.5 litros V8 – 281 pontos
(Ferrari 458 Italia / Spider (570ps), 458 Speciale (605ps))

3.    Volkswagen 1.4 – litro TSI Twincharger – 254 pontos
(Volkswagen Polo (192ps), Beetle, Eos, Jetta, Passat, CC, Tiguan (160ps), Touran / Cross Touran (140ps, 170ps), Audi A1 (185ps), Seat Ibiza, Alhambra (150ps), Ibiza Cupra (180ps), Skoda Fabia RS (180ps))

Melhor motorização até 1.0 litro

1.    Ford 999 cc três cilindros turbo (Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max, (100ps, 125ps), EcoSport (125ps), Tourneo Connect (100ps))

Melhor motorização entre 1.0 e 1.4 litro

1.    Volkswagen 1.4 litro TSI Twincharger
(Volkswagen Polo (192ps), Beetle, Eos, Jetta, Passat, CC, Tiguan (160ps), Touran / Cross Touran (140ps, 170ps), Audi A1 (185ps), Seat Ibiza, Alhambra (150ps), Ibiza Cupra (180ps), Skoda Fabia RS (180ps))

Melhor motorização entre 1.4 litro e 1.8 litro

1.    BMW / PSA Peugeot Citroen 1.6 litro turbo a gasolina
(Mini Clubman Cooper S, Countryman Cooper S, Coupe / Roadster Cooper S, Paceman Cooper S (184ps), Clubman Cooper Works, Coupe / Roadster Cooper Works (211ps), Countryman Cooper Works, Paceman Cooper Works (218ps), Peugeot 208, 3008, 508 (156ps), 308 (125ps, 156ps), 5008 (156ps, 163ps), 208 GTI (200ps), RCZ (156ps, 200ps), RCZ R (270ps), Citroen DS3 (156ps), DS3 Racing (202ps), C4 (156ps), DS4 Racing (163ps, 200ps), C4 Picasso / Grand Picasso, C5 (156ps), DS5 (156ps, 200ps))

Melhor motorização entre 1.8 litro e 2.0 litros

1.    Mercedes-AMG 2.0 litros turbo
(Mercedes-Benz A45 AMG, CLA45 AMG, GLA45 AMG (360ps))

Melhor motorização entre 2.0 litros a 2.5 litros

1.    Audi 2.5 litros cinco cilindros turbo
(Audi RS Q3 (310ps))

Melhor motorização entre 2.5 litros a 3.0 litros

1.    BMW 3.0 litros Twin-power turbo seis cilindros a gasolina
(BMW 135i, 640i, 740i (320ps), 235i (326ps), 335i, 435i, Z4 35i, 535i, X3 35i, X5 35i, X6 35i (306ps), Z4 35is (340ps))

Melhor motorização entre 3.0 litros a 4.0 litros

1.    McLaren 3.8 litros V8
(McLaren 650s (650ps), 12C (625ps))

Melhor motorização acima de 4.0 litros

1.    Ferrari 4.5 litros V8

(Ferrari 458 Italia / Spider (570ps), 458 Speciale (605ps))

Motorização verde do ano 2014

1.    Tesla Full-electric powertrain

(Tesla Model S (306ps, 367ps, 422ps))

Mais novo motor do ano 2014

1.    Mercedes-AMG 2.0 litros turbo

(Mercedes-Benz A45 AMG, CLA45 AMG, GLA45 AMG (360ps))

Motor de melhor performance de 2014

1.    Ferrari 4.5 litros V8

(Ferrari 458 Italia / Spider (570ps), 458 Speciale (605ps)).

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Coluna Mecânica Online® – Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo