A Toyota, enfim, revelou o novo Auris, já como modelo 2013 na Europa. O carro 4,27 metros de comprimento (30 mm mais que a geração anterior), 1,76 m de largura, 1,46 m de altura (55 mm mais baixo) e 2,60 m de entre eixos. Com espaço para 360 litros no porta-malas (127 litros na versão híbrida).
Dependendo da versão, pode ser até 40 kg mais leve que o antecessor e tem uma rigidez torcional 10% superior. Por fora, o modelo ficou bem diferente, principalmente com a nova grade frontal, mais proeminente, faróis mais finos e emprego de luzes LED diurnas. Visto de traseira, o novo Auris destaca-se pelos novos para-choques mais pronunciado, abertura maior da tampa do porta-malas e lanternas que acompanham o contorno da carroceria.
Sob o capô a nova geração do pequeno japonês vai contar com versões atualizadas dos motores a gasolina 1.3 e 1.6, sendo que este último também deverá substituir o atual 1.8 Atkinson que equipa o Audis HSD (híbrido). Existe também uma opção 1.4 diesel.
Não tem como não olhar esse carro de lado e não lembrar do Nissan Tiida…
Eu quis dizer: Não tem como olhar esse carro e não lembrar do Nissan Tiida…