CarrosNotícias

Toyota Etios tem o menor custo de manutenção do mercado

Foto: Divulgação

Uma pesquisa feita pelo Car Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) mostrou que o Toyota Etios leva vantagem entre os modelos que oferecem mais facilidades na hora de um eventual concerto. Esse teste levou em conta todos os modelos fabricados no mercado brasileiro, Mercosul e o que são importados para o nosso país.

O principal requisito para um modelo ser considerado o vencedor é a rapidez e o custo do processo de reparo. As notas atribuídas variam de 10 a 60, e quanto mais baixa ela for, melhor será a avaliação sobre os reparos de cada modelo.

O Etios obteve 13 pontos e a segunda colocação ficou com o Citröen C3 hatch, com 14 pontos. O modelo que obteve a nota mais baixa de acordo com os critérios adotados foi o Ford Transit, com 60 pontos. Não entraram nessa avaliação modelos que não são mais produzidos, picapes e utilitários que pesam mais de 2.300 kg.

Para se fazer as classificações, o Cesvi realizou crash-test. Eles são iniciados com testes de impacto em baixa velocidade (15 km/h), que atingem 40% da dianteira e 40% da parte traseira dos veículos. Depois, os carros são levados para uma oficina-modelo, para que se analise as condições de concerto.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo