CarrosNotícias

Toyota Etios 2018 chega com facelift

A Toyota lança no mercado brasileiro a linha Etios 2018 com desenho renovado, desenvolvido localmente no centro de design brasileiro.

A linha Etios 2018 se beneficia ainda de todas as características que fizeram do compacto um dos poucos modelos a obter crescimento em vendas no ano passado, como o seu potente motor de entrada Dual VVT-i de 1.3L e 98 cv, transmissão automática, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, excelente isolamento acústico, suspensão e direção elétrica e padronagem inédita no acabamento interno.

Com isso, o Etios 2018 segue exibindo qualidades que atendem os mais exigentes consumidores, que buscam por conforto e tecnologia, sem abrir mão de performance, segurança, eficiência e baixo custo de propriedade. Em 2016, a Toyota comercializou 67.768 mil unidades do Etios em suas versões hatchback e sedã no mercado interno, crescimento de 10% em relação a 2015, e exportou outras 26.408 para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.

As vendas da linha Etios 2018 têm início em 24 de janeiro, em toda a Rede de Concessionárias Toyota, com preços a partir de R$ 45.990,00 na versão com motor 1.3L Dual VVT-i de 98 cv de potência.

O Etios 2018 segue com as mesmas versões já disponíveis no mercado atualmente, no entanto, a partir de agora, toda a linha passa a contar com design externo renovado, recentemente introduzido nas versões Ready e Platinum.

Como destaques, tanto a versão hatchback como a sedã contam com novo desenho da frente, destacando os novos para-choques dianteiros e traseiros e a nova grade, que confere ao modelo uma sensação de maior dinamismo.

Além disso, à versão XLS foi adicionado um diferencial com saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.

Com ampla lista de itens de conforto e conveniência desde a versão de entrada X, a linha Etios 2018 traz de série itens como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole e banco traseiro com encosto rebatível.

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

A versão XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

A edição especial Ready, que já conta com o design renovado que passa a integrar toda a linha Etios 2018, é baseada na versão XS hatchback com transmissão automática e tem acessórios internos exclusivos que reforçam e elevam a sensação de conforto, privilegiando a independência e liberdade dos ocupantes do veículo. Entre os itens estão bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

A Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, não possui alteração de design, já que conta com detalhes exclusivos que enaltecem sua vocação aventureira. No entanto, se diferencia da XLS pelo desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.

A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

A linha Etios 2018 segue com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).

Eles trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

São dois tipos de motores disponíveis:

– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm.

– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina).

Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade.

A linha Etios 2018 continua sendo equipada com transmissão manual de seis velocidades e automática, de quatro, porém, a partir de agora, somente as versões X e XS contam com as duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática.

O diferencial dessa transmissão é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução. Seu desenvolvimento teve como premissa privilegiar a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de combustível, dentro de um sistema altamente eficiente.

Como resultado, o motorista tem uma sensação agradável ao dirigir, com a percepção de trocas suaves e respostas rápidas, além de ótima aceleração e agilidade na retomada.

Para as versões manuais, a Toyota adotou o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração -, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, a caixa manual de seis velocidades possui acionamento hidráulico da embreagem.

A superioridade do Etios 2018 é demonstrada em seu interior, unindo sofisticação e funcionalidade. Desde a versão de entrada X, o acabamento interno é primoroso. Todas as versões têm interior predominante em tons escuros e painel com acabamento Total Black. Os materiais de revestimento das portas e o tecido dos bancos são de alta qualidade.

O painel de instrumentos conta com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius), o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.

A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.

Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, comum nas versões Ready, XS, XLS, Platinum (hatch e sedã) e Cross, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.

O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.

O mérito é resultado da preocupação que a Toyota tem com a segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo os padrões globais da marca.

Para a linha 2018, a Toyota do Brasil manteve os sistemas de segurança do modelo, como o encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.

Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.

Preços:

Etios Hatch X 1.3 manual             R$ 45.990

Etios Hatch X 1.3 automático       R$ 50.890

Etios Hatch XS 1.5 manual                      R$ 51.190

Etios Hatch XS 1.5 automático                R$ 56.090

Etios Hatch Ready 1.5 automático                      R$ 59.840

Etios Hatch XLS 1.5 automático             R$ 61.390

Etios Hatch Cross 1.5 automático                       R$ 64.290

Etios Hatch Platinum 1.5 automático                 R$ 64.990

Etios Sedã X 1.5 manual   R$ 50.690

Etios Sedã X 1.5 automático        R$ 55.590

Etios Sedã XS 1.5 manual            R$ 53.990

Etios Sedã XS 1.5 automático      R$ 58.890

Etios Sedã XLS 1.5 automático   R$ 64.190

Etios Sedã Platinum 1.5 automático       R$ 68.390

Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo