Os museus cuidam de tesouros e contribuem muito para a vida cultural e social. O Museu da Porsche não somente apresenta a mensagem histórica olhando para o passado, mas conduz os valores da marca de forma autêntica e vívida para o presente e o futuro. Para marcar o 44º Dia Internacional dos Museus, o Museu da Porsche está publicando um convite para um tour virtual ao museu a partir de 16 de maio de 2021. Seguindo o lema deste ano “Os museus inspiram o futuro”, todos os interessados podem fazer um tour virtual pela exposição especial “25 Anos do Boxster” em alemão e inglês a partir deste domingo. Dessa forma, a história do carro esportivo com motor central e sua importância para a marca serão levadas para as salas de estar em todo o mundo.
“Os novos tempos exigem uma nova forma de pensar. Já utilizamos a tecnologia digital e mostramos as origens e a experiência da Porsche na engenharia automotiva por meio de canais modernos há muito tempo”, afirma Achim Stejskal, Diretor do Patrimônio e Museu da Porsche. Ele e sua equipe se comprometeram com a “Missão Patrimônio do Futuro” nos próximos anos. Aqui, serão apresentados também as origens e o futuro da marca fora do museu.
A versatilidade digital é importante para levar proativamente o trabalho histórico realizado na Porscheplatz em Zuffenhausen para o mundo. O tour virtual pode ser acessado no site do museu em www.porsche.com/Museum a partir do Dia Internacional dos Museus. Todos os modelos, antecessores e familiares do Boxster que podem ser vistos na exposição especial para marcar o 25º aniversário do roadster serão apresentados em vídeos de dois a três minutos. Os espectadores podem navegar pelo tour virtual e podem selecionar o carro que gostariam de ver em seguida, alternando entre dois veículos por vez.
O tour virtual traz a história de um quarto de século do Porsche Boxster para mais perto de todos os interessados. Há também muitas informações sobre carros com a tecnologia de motor central, que foi utilizada em 1948 no Porsche 356 “Nº. 1” Roadster – o primeiro carro a ser construído com o nome Porsche. Um dos destaques é o carro-conceito Boxster de Detroit, que serviu de base para a primeira geração de produção em 1996 e foi, portanto, o ponto de partida para o sucesso global do carro. Os espectadores recebem também informações sobre o lendário Spyder 550. O antecessor do Boxster com seu peso leve de cerca de 550 kg foi o primeiro veículo projetado pela Porsche para o automobilismo e o primeiro carro com o conta-giros posicionado no meio – o início de uma tradição que se mantém até os dias atuais. O conceito de motor central é demonstrado nesse exemplo através de uma olhada sob a tampa traseira.
Além disso, a partir de 16 de maio, o Museu da Porsche exibirá o 984, um protótipo pequeno e leve que marcou a trajetória do conceito de roadster da Porsche. Uma de suas características especiais é o motor instalado sob o painel do piso, o que é conhecido como motor subterrâneo. Outra exibição é o Porsche 914/4 de 1975, um dos carros de dois lugares mais produzidos, com quase 120.000 unidades construídas. O Museu da Porsche mostrará o novo desenvolvimento do motor boxer refrigerado a água usando um modelo transversal do Boxster S 986. Outro convidado especial é o Boxster Bergspyder, um carro esportivo de um lugar baseado na terceira geração com a designação interna 981. Esse veículo ainda hoje leva o status de protótipo e evoca o Bergspyder 909 de 1968, com 384 kg, o carro de corrida mais leve já construído pela Porsche. Para marcar o aniversário, a Porsche lançou, no início deste ano, a edição “Boxster 25 anos” como uma homenagem ao carro-conceito de 1993. Esse modelo é limitado a 1.250 unidades em todo o mundo e também pode ser visto no Dia Internacional dos Museus.
O dia promocional especial é organizado anualmente pelo Conselho Internacional de Museus ICOM para chamar a atenção para a ampla gama de trabalhos realizados pelos museus e sua diversidade temática. Neste domingo, os museus em toda a Alemanha oferecerão iniciativas especiais, exposições ou uma visão dos bastidores.
Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil