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Teste “carro a carro” do Global NCAP demonstra o duplo padrão em segurança veicular

Na preparação para a primeira Reunião de Alto Nível sobre Segurança Viária na Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York, o Global NCAP apresenta os resultados de um teste “carro a carro” e demonstra o duplo padrão em segurança veicular aplicado em dois lados da fronteira.

O Hyundai Grand i10 sedã, vendido no México, colidiu com um comparável Hyundai Accent vendido nos Estados Unidos. Os modelos são os sedãs mais baratos oferecidos pelo fabricante e que os consumidores podem comprar em seus respectivos países.

O Hyundai Accent, produzido no México para o mercado dos EUA, é oferecido com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão. O modelo i10, produzido na Índia para o mercado mexicano e outros países da América Latina e do Caribe, é apresentado com apenas dois airbags e sem ESC.

A proteção oferecida pelo Accent a seu motorista durante o teste de colisão foi boa e o modelo mostrou estrutura estável. O Grand i10 apresentou uma estrutura instável e uma proteção pobre ao motorista, com uma alta probabilidade de ferimentos que ameaçam a vida. O Hyundai vendido no México teria alcançado uma classificação de zero estrela nos testes do Latin NCAP.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Este teste é uma chamada de atenção para os consumidores, reguladores e fabricantes de veículos. Todos os consumidores, não importa onde morem, têm o direito de receber o mesmo nível de segurança em seus veículos. A lacuna de segurança transfronteiriça não deve mais existir. Apelamos aos fabricantes para que parem com as estratégias de duplo padrão em todo o mundo”.

David Ward, Presidente da Towards Zero Foundation e do Global NCAP, disse:
“É muito decepcionante ver uma lacuna tão grande na segurança dos veículos entre o México e os Estados Unidos. Uma das principais razões tem sido o “lobby” incessante da Associação Mexicana da Indústria Automotiva para atrasar a implementação dos padrões mínimos de segurança veicular da ONU. Isto aconteceu primeiro para testes de colisão frontal, colisão lateral e para controle eletrônico de estabilidade e agora novamente para proteção de pedestres. O duplo padrão em segurança veicular é, muitas vezes, uma moeda de troca para as associações da indústria automotiva. Por causa disso, a Reunião de Alto Nível da ONU em Nova York esta semana deve enviar uma mensagem clara para a indústria automotiva para parar com suas táticas dilatórias e implementar os padrões de segurança veicular mais importantes em todo o mundo”.

Stephan Brodziak, Presidente do Comitê de Direção do Latin NCAP, disse:
“Dói testemunhar mais uma vez o terrível duplo padrão com que parte da indústria automotiva opera nos países da região da América Latina e do Caribe, o que inevitavelmente nos obriga a pensar no sofrimento que os veículos construídos sob este esquema acabam causando em nossas famílias, sociedades e economias. Além disso, revela a grande questão pendente para que o mercado automobilístico latino-americano amadureça: a ausência de rótulos de segurança veicular que alertem os usuários e consumidores sobre os riscos de carros de baixa segurança, e que nos permita avançar para uma lógica comercial que insere a indústria automotiva estabelecida em nossos países em uma competição pelo desempenho de segurança oferecido que vai além do marco regulatório de um país”.

Assista ao vídeo do teste Carro a Carro aqui

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