CarrosNotícias

Tesla lança carro elétrico com processador da Nvidia

Fotos: Divulgação

Por Larissa Nogueira

A Testa Motors começou a comercializar seu novo modelo Model S,um sedã, que é o segundo carro da marca que produz apenas veículos elétrico. O modelo dispõe de uma central de informação e entretenimento embarcada que faz a interface funcionar e foi construída pela Nvidia.

São dois chipstes Tegra, que são construídos sobre o design ARM, e parecidos com as unidades de tablets e celulares. A função desse navegador é rodar o INS (Infotainment and Navigation Systen), um sistema operacional embutido no automóvel, desenvolvido pela Tesla em parceria com a Nvidia.

Um dos chips coordena uma interface gráfica do INS na tela de 17 polegadas no console do Model S, e o outro se destina a exibir os gráficos 3D do velocímetro no painel do motorista. O INS permite que o motorista navegue via GPS e tenha informações importantes sobre o clima, as condições do carro e da estrada, o acesso a recursos como um tocador de MP3 e com a sincronização com um smartphone, faça ligações telefônicas.

A tela de 17 polegadas é a maior já colocada em um carro, e isso permite a Nvidia exibir um alto desempenho em aplicações gráficas e segundo a marca, não há nada no mercado que se assemelhe ao seu navegador GPS do Model S.

As capacidades gráficas do GPU Geforce dentro do Tengra são fundamentais para outro recurso do Model S, uma inovadora interface tridimensional que informa o motorista dados sobre a autonomia,a  carga da bateria, velocidade etc. O Model S começou a ser vendido na semana passada e custa US$ 95 mil (R$ 198.000,no câmbio de 25/6) em sua versão básica e faz 426 quilômetros com uma carga de bateria.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo