Coluna Mecânica Online | Ônibus: tecnologias para redução do consumo de combustível e de emissões
Quem pensa que o trabalho da engenharia está apenas nos automovéis se engana. Uma das áreas mais importante é o transporte de passageiros, com empresas buscando soluções para oferecer melhor eficiência energética, redução na emissão de poluentes e melhor qualidade do ar.
Novas tecnologias são responsáveis por muitos dos itens que reduzem o consumo de combustível, otimizando o custo operacional para as empresas.
E a Mercedes-Benz segue como uma das marcas mais incetivadoras de produtos com esse alinhamento tecnológico e introduz avançadas tecnologias para os chassis de ônibus da marca.
Já a partir desse mês estará disponível no País o sistema de desligamento automático do motor e, a partir do início de 2018, o inédito módulo de recuperação de energia elétrica, que asseguram mais rentabilidade para as empresas de ônibus.
Com esses dois lançamentos a linha de ônibus da Mercedes-Benz passa a ser uma das mais tecnológicas do Brasil, destacando-se, por exemplo, por 18 avançados itens que garantem um elevado padrão de desempenho, economia, conforto e segurança no transporte de passageiros.
EIS – sistema de desligamento automático do motor – Toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz será equipada, como item de série, com o EIS (Engine Idle Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.
Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
A introdução dessa tecnologia atende a uma demanda crescente das empresas de transporte de passageiros pela redução dos custos operacionais. O sistema EIS, por exemplo, é utilizado com amplo sucesso em ônibus Mercedes-Benz na Europa.
RKM – sistema de recuperação de energia elétrica – Recurso também utilizado nos ônibus Mercedes-Benz na Europa, o sistema de recuperação de energia elétrica RKM estará disponível no Brasil, inicialmente, para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha O 500, bem como para os modelos O 500 U e M.
O gerenciamento inteligente do RKM aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.
Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da Mercedes-Benz foram registradas economias médias de cerca de 2%.
Os super capacitores são extremamente eficientes e funcionam com baixa tensão de 24 V. Uma grande vantagem na utilização dessa tecnologia é a rápida recarga desses super capacitores. Com isso, a energia elétrica armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo.
Entre as características mais importantes desta tecnologia inovadora também se destaca um benefício para as baterias e os alternadores do veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. E além da redução do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).
Tecnologias que oferecem vantagens em custo operacional
- EIS – sistema de desligamento automático do motor: reduz o consumo de combustível
- RKM – sistema de recuperação de energia elétrica: reduz o consumo de combustível
- Mercedes PowerShift – câmbio automatizado: reduz o consumo de combustível
- Top-Brake – freio-motor auxiliar: economiza combustível e diminui o desgaste dos componentes do sistema de freio
- Retarder – sistema auxiliar de freio: diminui o desgaste dos componentes do sistema de freio
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus: aumenta a vida útil e melhora a eficiência no consumo de combustível
Tecnologias que oferecem vantagens em segurança
- AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus: aumenta a segurança na via
- Retarder – sistema auxiliar de freio
- Top-Brake – freio-motor auxiliar
- ABS – sistema anti-travamento
- ASR – sistema de controle de tração
- EBS – sistema eletrônico de freios
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
- ESP – controle eletrônico de estabilidade
- Freio a disco
- Sistema anti-tombamento
- Eixo ERA direcional: maior estabilidade
Tecnologias que oferecem vantagens em conforto para o motorista
- Mercedes PowerShift – câmbio automatizado
- Câmbio automático Ecolife
- Piloto automático
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.