CarrosNotícias
Tendência

Tabela Fipe: Quando e Como Utilizar para Comprar e Vender Carros?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) criou a tabela Fipe em 1973. Com o passar do tempo, se tornou a maior referência quando precisamos pesquisar o valor de mercado de um determinado veículo.

Além disso,  também serve como base para cotar seguros e realizar outros tipos de contratos.

Então, para calcular esses valores, há pesquisas de mercado mensais que avaliam os principais estados brasileiros.

Nessa pesquisa, são levantados dados referentes às últimas negociações (em lojas, classificados, revendas de veículos) para determinar quais são os valores praticados.

Então, vamos aprender mais sobre quando e como utilizar a Fipe veículos para comprar e vender carros?

Continue com a gente!

Quando Utilizar a Tabela Fipe?

Quando você precisar pesquisar os valores de mercado de motos, utilitários e demais carros de passeio, pode consultar a tabela Fipe. Afinal, ela pode servir como parâmetro na hora de negociar um veículo.

No entanto, a tabela Fipe é calculada de acordo com informações mais “brutas” e gerais como marca, modelo e ano do automóvel.

Mas,  tanto para comprar quanto para vender um veículo, existem alguns outros critérios que também podem ser considerados.

Sendo assim, você pode utilizar a tabela Fipe para ter uma ideia mais aprofundada com relação às últimas negociações e, assim, ter um norte nos valores.

Entretanto, não é bom que seja a sua única referência.

Afinal, para calcular esses valores, ela desconsidera uma série de fatores importantes que podem valorizar o veículo, como:

  • Cor
  • Estado de conservação
  • Adicionais e acessórios
  • Quilometragem
  • Documentação;
  • Parte elétrica e mecânica;
  • Sinais de corrosão e possíveis acidentes
  • Tipo de combustível;
  • Se é único dono
  • Se já foi furtado ou modificado

Todos esses critérios são importantes e fazem a diferença na hora de elaborar o preço de compra e venda. Portanto, eles também podem e devem ser considerados.

Por Que não Devemos Utilizar Somente a Tabela Fipe?

Veja bem, imagine que você vai vender um carro e, pela tabela Fipe, você conseguiria ganhar R$ 25.000,00 por ele.

No entanto, os pneus acabaram de ser trocados, a mecânica está toda revisada e ele possui, como adicional, o ar-condicionado. Além disso, você sempre procurou preservar e tomar todos os cuidados com o veículo, sendo o único dono.

Assim, se você pedir R$ 25.000,00 pelo carro (seguindo a tabela Fipe), estaria, talvez, perdendo o pouco do valor real do carro, não é mesmo?

Afinal, o novo comprador não vai precisar investir muito dinheiro para deixar o carro adequado para transitar com segurança e conforto. Terá o veículo em ótimo estado desde o primeiro momento.

Portanto, saiba que é preciso analisar com calma cada situação para criar uma estratégia de venda que beneficie tanto o novo comprador quanto o vendedor do veículo, ok?

Como Utilizar a Tabela Fipe?

Se você quer saber como utilizar a tabela Fipe, a InstaCarro te dá uma mãozinha. Sabia que na InstaCarro você pode conferir a Fipe veículos?

Portanto, sempre que precisar consultar o valor da tabela Fipe, pode conferir o preço do seu carro de acordo com modelo, ano e versão.

Além disso, realizamos a nossa estimativa de mercado. Ou seja, calculamos o preço de forma inteligente através do histórico de vendas da InstaCarro e, também, da demanda existente pelo carro.

Então, é uma forma de ter mais assertividade na hora de utilizar a tabela Fipe para comprar e vender um veículo.

Você gostou de aprender mais sobre como e quando usar a tabela Fipe?

Conte para nós, você já comprou ou vendeu um carro que estava com o valor acima ou abaixo da tabela Fipe?

Deixe o seu comentário neste post contando a sua experiência no assunto.

Fonte das imagens: Pexels.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo