Como surgiu a Black Friday
Todo final de ano é aquela correria e expectativa para participar da Black Friday, a maior promoção de produtos do ano. Milhares de lojas brasileiras já aderiram à ação e colocam seus produtos em promoção, com até 80% desconto. Mas, você sabe como surgiu a Black Friday?
Ela foi criada nos Estados Unidos e sempre ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, considerado o mais importante do ano para os americanos. Nessa ocasião, muitas lojas oferecem grandes descontos de seus produtos, como forma de dar início ao período de compras para o natal.
Porém, o uso do termo começou em setembro de 1869, quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção elevando a oferta da matéria-prima, fazendo os preços caírem e investidores perderam fortunas.
Com o tempo, a Black Friday passou a significar “voltar ao azul” (do inglês going back to black). Os lojistas conseguiram, no entanto, dar uma interpretação positiva ao termo ao dizer que ele se referia ao momento em que os estabelecimentos retornavam ao azul. A data só ganhou o conceito de promoção em 2000. Por anos, era no sábado — e não na sexta-feira.
A black friday brasil começou a ganhar forças em 2010, quando as lojas aderiram à promoção e desde então é uma das datas mais esperadas pelos consumidores. Uma das explicações para o Black Friday demorar a emplacar no Brasil é a resistência de varejistas brasileiros. Eles tinham receio em oferecer promoções antes do Natal. Tradicionalmente, os saldões de fim de ano ocorrem em janeiro.
As vendas online na black friday brasil, em 2016, quase alcançaram 2 bilhões de reais. No ano anterior, em 2015, esses números ficaram na casa de R$ 1,64 bilhão; e em 2014, o faturamento foi de R$ 1,1 bilhão. Em 2017, os consumidores brasileiros fizeram 3,8 milhões de pedidos, gerando R$ 2,1 bilhões em vendas no meio on-line.