A Subaru, fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), apresentou as principais evoluções da sua nova plataforma, denominada Subaru Global Platform, atualmente em desenvolvimento e que será a estrutura básica utilizada a partir da próxima geração de veículos da empresa.
Ela integra as iniciativas da marca SUBARU no plano de gestão de médio prazo da empresa, “Prominence 2020”, anunciado em 2014, juntamente com o motor Boxer – de cilindros horizontalmente opostos -, sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (AWD) e tecnologia EyeSight – dispositivo de segurança que identifica proximidade de obstáculos e pedestres.
A Subaru Global Platform foi projetada considerando as necessidades futuras e olhando além de 2025. Por isso, entre as suas principais características se destacam: significativos aprimoramentos no desempenho geral do veículo; elevado nível de segurança e flexibilidade – pode ser utilizado no desenvolvimento de todos os modelos, incluindo, no futuro, veículos elétricos.
A nova plataforma tornará possível um novo tipo de experiência de condução, apelando diretamente para os sentidos e oferecendo incomparável conforto, tudo isso apoiado por excelentes desempenho e especificações.
A Subaru Global Platform refinará ainda mais a sensação dinâmica dos modelos da marca em três áreas:
Estabilidade em linha reta: a nova plataforma amplia a rigidez da estrutura e chassi (70% a 100% de aumento em relação aos modelos atuais), incorpora substanciais evoluções ao sistema de suspensão e permite alcançar um centro de gravidade ainda mais baixo. Tudo isso proporciona uma condução com respostas precisas aos comandos do motorista.
Redução de ruídos e vibrações: a estrutura otimizada e junções mais rígidas, permitem que a nova plataforma apresente uma melhora de 70% em sua rigidez, quando comparada com os atuais modelos. Essa característica distribui a ressonância e distorção ao longo de toda a estrutura, reduzindo as vibrações no volante, assoalho e bancos.
Conforto: a Subaru Global Platform aumenta a rigidez das suspensões, melhorando a absorção de impactos e proporciona uma condução confortável, independente das irregularidades nas superfícies. Ao montar a barra estabilizadora traseira diretamente na estrutura, a nova plataforma reduz em 50% o “rolamento” da carroceria do veículo, ao compararmos com os atuais modelos.
No que se refere à segurança ativa, a nova plataforma global possibilita um centro de gravidade 5 mm mais baixo do que a encontrada na atual gama de veículos. Conciliado com as grandes melhorias na rigidez e a evolução do sistema de suspensão, esse novo centro de gravidade torna possível uma experiência de condução que privilegia a estabilidade, oferecendo, assim, condições para que o motorista evite situações perigosas.
A segurança passiva também merece destaque. Graças a uma estrutura que permite absorção mais eficiente das energias decorrentes de uma colisão e ao aumento da rigidez, resultante da ampliação do uso de aço de alta resistência, incluindo materiais formados pelo método de prensagem a quente, a absorção de impacto foi melhorada em 40% em relação a linha vigente. A plataforma tem potencial para oferecer os mais altos níveis mundiais de segurança em colisões, mesmo no ano de 2025.
A Subaru Global Platform permitirá a equipe de profissionais da marca planejar, de uma só vez, as principais configurações de todos os veículos. Outra vantagem é a sua flexibilidade, já que será possível ajustar as especificações básicas para atender as exigências de diferentes modelos.
A nova plataforma permite a adaptação a diversos tipos de motorização: gasolina, híbrido, híbrido plug-in, elétrico e outras unidades de força movidas por energia alternativa, para o qual a demanda deverá aumentar nos próximos anos.
Ela também aumentará a eficiência da produção ao tornar possível a produção de componentes da plataforma em um único local. O novo conceito trará ainda benefícios de integração entre as fábricas da empresa no Japão e nos Estados Unidos, tornando mais fácil a produção de modelos diferentes na mesma linha de montagem.
Fonte: Departamento de Comunicação – CAOA