“O carro que ninguém acreditava que a Kia seria capaz de produzir. ” Foi desta forma que a Kia apresentou o Stinger, o sedã esportivo de tração traseira, que promete cutucar as referências alemãs.
Este cupê de quatro portas, é tão ousado que quer competir diretamente com os já consagrados BMW Série 4 GranCoupé, Audi A5 Sportback e Mercedes CLS. Ele tem cerca de 5 metros de comprimento (menos 20cm que o Porsche Panamera).
“Para a Kia, o Stinger é um carro muito especial”, considera o antigo engenheiro da BMW M Performance, Albert Biermann, responsável pelo Stinger. “Porque ninguém espera um carro destes, não apenas pelo estilo mas também pela sua condução. É um animal completamente diferente”, acrescentou.
As suas pretensões dinâmicas são sublinhadas com o título do modelo mais rápido de todos os tempos da Kia. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, a apenas 0,4s do Audi S4.
O feito é conseguido por intermédio de um motor V6 biturbo de 3,3 litros com 365cv. Na Europa haverá ainda motores 2.0 Turbo a gasolina e um Diesel 2.2, ambos com mais de 200cv.
O modelo estará disponível de série com uma caixa automática de oito velocidades, tendo como opção a tração integral, e será o primeiro Kia a ter suspensão com amortecimento dinâmico variável e direção assistida com cinco modos de funcionamento. O lançamento é esperado para o último semestre do ano.