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Chega ao Brasil a Springfield, o mais novo modelo da Indian Motorcycle

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Logo após completar um ano do início oficial das atividades da Indian Motorcycle no Brasil, que aconteceu em outubro de 2015 durante o Salão Duas Rodas, em São Paulo, a lendária fabricante de motocicletas comemora da melhor forma: apresentando o seu mais novo modelo, a Chief Springfield. A novidade, uma elegante bagger de linhas clássicas que foi lançada nos Estados Unidos a apenas 5 meses, será o sexto modelo do line-up da Indian Motorcycle no país.

Seu nome é uma referência à cidade de origem da Indian Motorcycle, Springfied no estado de Massachussets, onde a marca surgiu em 1901 – o que fez dela, a primeira indústria a produzir motocicletas em série nos Estados Unidos.

O novo modelo compartilha o poderoso V-Twin – batizado como o nome de Thunder Stroke – que já equipa a Chieftain, Roadmaster, Chief Classic e Chief Vintage, cuja capacidade cúbica é para lá de generosa; Nada menos que 1.811 cilindradas! Como nos outros modelos Indian, a Springfield tem o câmbio de seis marchas, chassi em alumínio forjado e assentos em couro premium, além de diversos outros atrativos.

Como acontece com as outras motocicletas da Indian, a nova integrante da família Chief será produzida no Brasil em regime de CKD, em Manaus, AM e contará com alto índice de qualidade em materiais e atenção redobrada aos detalhes, sobretudo no que diz respeito ao acabamento, que é um dos diferenciais das motocicletas Indian.

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Em um ano em operação no país, a Indian já conta com concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis. Além de um showroom de produtos, acessórios e vestuário, os concessionários Indian contam com oficinas completas para atender aos clientes da marca.

Na Springfield®, o visual atraente e elegante deixa claro seu compromisso com o conforto e a tradição dos modelos Indian. Apesar de visualmente ser inspirada nas primeiras motos da marca fabricadas no século passado, o novo modelo surpreende pela tecnologia embarcada e pela agilidade na condução – característica que aliás é o seu grande destaque, oferecendo um comportamento acima do esperado para o segmento da qual faz parte. Isso porque a nova Springfield é capaz de mudar de trajetória de maneira rápida e estável, tornando-a não só uma motocicleta mais fácil e confortável de ser pilotada, como transmitindo maior confiança e sensação de segurança a quem a conduz.

Como nas outras motos da Indian, a Springfield é equipada com quadro em alumínio forjado, sistema de acelerador eletrônico (fly by wire), cruise control e o poderoso motor Thunder Stroke® 111 de 1.811 cilindradas repleto de torque.

A Springfield® é uma atraente e poderosa bagger de estilo clássico que segue as mais exigentes características do padrão premium da marca Indian, o que pode ser percebido em cada um de seus detalhes, como:

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Motor – Como nos outros modelos da família Chief, a Springfield® é equipada com o motor 111 Thunder Stroke, o primeiro propulsor da nova geração a ser fabricado. Nele foram mantidas algumas características presentes nos antigo V Twin da marca batizado de Power Plus, como as aletas de refrigeração na tampa de válvulas, o sistema de escapamento com a saída dos gases direcionados para baixo e o sistema de transmissão por correia do lado direito.

O Thunder Stroke 111 tem a generosa capacidade cúbica de 1811cc com diâmetro e curso dos pistões de 101 mm x 113 mm e taxa de compressão de 9.5:1, uma das razões para que ele desenvolva o excelente torque de 161,6 N.m. a 3.000 rpm. Neste V2 os comandos de válvulas são acionados por vareta; São 2 válvulas por cilindro com arrefecimento misto de ar e óleo, alimentação por sistema de injeção eletrônica com close loop – que garante melhores respostas e maior suavidade – e sistema de escapamento do tipo cross-over.

Seu câmbio tem 6 marchas com engates precisos e suaves. E por falar em suavidade, além do acionamento da embreagem macio, a transmissão final é feita por correia, que não só é mais silenciosa e limpa – já que dispensa lubrificação – como livre de ajustes e manutenção em geral.

Além de eficiente, a combinação dos acabamentos cromados, polidos e pintados torna o 111 Thunder Stroke um motor muito bonito, ressaltando ainda mais a origem e presença da marca Indian.

Na prática, as características mais marcantes deste V Twin são a sensação de potência sempre disponível e a suavidade no funcionamento, com níveis baixíssimos de vibração sendo passados para o chassis que, por consequência, garante maior conforto ao piloto e garupa.

Chassis – Como no restante da linha Chief, a nova Indian tem o chassi totalmente em alumínio forjado, o que a coloca num patamar acima da concorrência. A utilização deste material em uma motocicleta custom é inovador, já que normalmente este metal mais nobre que o aço, é empregado em motos com caráter mais esportivo e de alto desempenho.

Nas motos da Indian o uso do alumínio se deu pela busca em elevar a dirigibilidade e agilidade a um nível superior ao encontrado nas motos do segmento do qual fazem parte, já que além de mais leve, este metal confere maior rigidez ao quadro, minimizando as torções em condições como entradas e saídas de curvas, ou em mudanças bruscas de direção.

Na Springfield®, o ângulo do cáster e do trail foi reduzido em relação às Chief Vintage e Classic, mas especificamente de 29° e 155 mm para 25° para 132 mm. Na prática essa nova geometria deu ao modelo mais agilidade, permitindo mudanças de direção mais rápidas, e um excelente desempenho em curvas sem comprometer a estabilidade em retas. Outro diferencial presente no chassi desta Indian e de toda linha Chief, está no duto de ar cuja entrada está localizada na parte frontal, abaixo da caixa de direção. Conhecido nas motos esportivas como RAM AIR, o sistema visa levar uma maior quantidade de ar frio para a caixa do filtro de ar, o que melhora o desempenho em médios e altos regimes.

Suspensão e Freios – A Indian Springfield® vem equipada com sistema de suspensão dianteira telescópica com tubos de 46mm e curso de 119 mm. Nela, os amortecedores são dotados de dupla mola e sistema de cartucho tornando ainda maior suavidade frente as irregularidades no piso.

Na traseira o sistema de suspensão é por balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing a ar cujo curso é de 114 mm – 20 mm a mais que as irmãs Chief Vintage e Chief Classic. Nele há dois tipos de ajustes, um na pré-carga de mola, outro na compressão, que por sua vez é feito através de uma bomba manual que permite um funcionamento mais duro ou mais macio conforme a necessidade do piloto. Graças a este conjunto, a capacidade de carga, bastante generosa, é 241.8 Kg.

No que diz respeito aos freios, a Springfield® é equipada com sistema de freio ABS com dois discos ventilados e flutuantes de 300 mm e duas de pinças de freio com quarto pistões cada. Os flexíveis são do tipo aeroquip, capazes de garantir performance superior. Na traseira, o sistema de freio traseiro é equipado com disco simples ventilado e flutuante de 300 mm e pinça de freio com duplo pistão.

Tanto a roda dianteira quanto traseira são em liga leve com as respectivas medidas de 16” x 3,5” e 16” x 5,0”. Já a medida dos pneus, é de 130/90-16 na frente e 180/65-16 na traseira.

Conforto e acabamento – Previlegiando o conforto e a agilidade na condução, a Springfield® tem um visual classico que remete aos anos 50 facilmente percebido em elementos como os assentos e em couro legítimo com acabamento refinado e o pára-brisa – que pode ser removido sem a necessidade de ferramentas. Ambos são itens de série.

Este modelo já vem equipado com acelerador eletrônico (fly by wire), tornando o movimento de acelerar muito mais preciso e suave. Junto a ele, trabalha integrado o sistema de cruise control que vem acrescentar conforto à pilotagem quando quando se roda por grandes retas ou distâncias com velocidade controlada.

No novo modelo da Indian, o aspecto visual do guidão é limpo e atraente graças aos cabos elétricos embutidos que passam pelo interior da peça. Em termos de instrumentação vem equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem; Conta giros digital; Indicador de temperatura ambiente; Indicador de consumo médio; Voltímetro; Indicador de marcha e relógio, indicador de combustível analógico separado da unidade principal, além de luzes espia de baixa pressão de óleo, farol alto, nível de temperatura da manopla (se instalada), luz dos piscas, luz de funcionamento do ABS, TPMS (indicador de pressão dos pneus), indicador de Cruise Control Ativado, luz de checagem da injeção eletrônica e luz do neutro (ponto morto). Todas estas funções são acessadas através de um botão no punho esquerdo, tornando o seu acesso simples e sem a necessidade se remover a mão do guidão.

Na Springfield®, todos os mostradores do painel são instalados no tanque de combustível – com capacidade de 20,8 litros –, e o acabamento cromado de sua moldura ressalta a beleza e sofisticação das motocicletas Indian. Ela ainda conta com a comodidade do sistema de partida keyless (sistema com sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física. Nele está incorporado a trava elétrica das malas laterais fabricadas em fibra, outro destaque do novo modelo. Juntos eles têm a capacidade cúbica é de 64 litros –, podem ser facilmente retirados sem a necessidade de ferramenta.

Neste novo modelo, a herança da histórica da Indian fica evidente em alguns detalhes de seu design, como o desenho dos para-lamas dianteiros e traseiros com linhas arredondadas envolvendo grande parte de suas rodas, a pintura em duas cores relembrando as versões mais antigas e emblemáticas – versão batizada de 2 tone –, e a presença do War Bonnet com iluminção LED instalado no para-lama dianteiro.

Outro atrativo da Springfield® – presente também em todos os outros modelos da linha Chief –, é a larga utilização de acabamentos cromados. Eles vão desde o motor e conjunto de pedaleiras à carenagem que envolve o farol, sem falar dos faróis de neblina, que são itens de série neste modelo.

As cores disponíveis serão o preto (Thunder Black), que custará R$91.990,00, e a cinza metálica com vermelho (Steel Gray & Burgundy Metallic), cujo preço sugerido será de R$94.990,00.

Fonte: Assessor de Imprensa | Polaris & Indian Motorcycle

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