CarrosNotícias

Skoda e a República Tcheca: 90 anos de veículos oficiais para o governo

czech-president-continues-90-year-streak-of-using-skodas

Há exatos 90 anos, o então presidente Tomáš Garrigue Masaryk recebeu como carro oficial um Skoda Hispano-Suiza, uma limusine de 2,7 toneladas com motor 6.7 de seis cilindros cujo paradeiro atualmente é desconhecido. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a marca novamente presenteou o presidente da Tchecoslováquia, desta vez com um Skoda Vos que possuía 5,7 metros de comprimento, pesada 4,4 toneladas e foi usado também por Klement Gottwald, antigo líder comunista, e Antonín Zápotocký, primeiro-ministro que viria a se tornar presidente poucos anos depois.

czech-president-continues-90-year-streak-of-using-skodas5

Logo após o surgimento oficial da República Tcheca, a Skoda voltou a fornecer veículos para os líderes governamentais. Václav Havel, ativista de Direitos Humanos que também chegou à presidência, testou pessoalmente diversos modelos da montadora, tais como o Felicia e as primeiras gerações do Fabia, Octavia e Superb. Seu sucessor, Václav Klaus, ficou com os Super I e II. A diretora do museu Skoda, Andrea Frydlová, comentou que “os modelos de alta qualidade e prestígio da Skoda são frequentemente escolhidos como carros oficiais dos chefes de estado tchecos, em suas versões topo de linha”.

czech-president-continues-90-year-streak-of-using-skodas3

Andrea declarou também que “atualmente a Skoda mantém sua tradição com a terceira geração do Superb, que é usada pelo presidente Miloš Zeman em suas viagens”. Ainda falando do Superb, a marca comemora a produção da unidade de número 100.000, produzida na linha de montagem de Kvasiny. O modelo acumula mais de 850.000 unidades comercializadas desde seu lançamento em 2001.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo