CarrosNotícias

Sistema Ford Sync comemora 5 anos de mercado

Fotos: Divulgação

O sistema Ford Sync é uma interface digital que permite aos usuários de um veículo controlar telefones celulares e aparelhos de MP3 por meio de conexões sem fio e comandos de voz. Disponível em uma larga gama de produtos da companhia, estreou, agora, no novo EcoSport  produzido no Brasil.

Introduzido no mercado no final de 2007, o Sync é o resultado da parceria entre Ford Motor Company e Microsoft que, desde 2005, desenvolveram um sistema de conectividade a bordo que se tornou referência com mais de 5 milhões de unidades vendidas.

Quando as duas empresas deram início à colaboração de suas equipes de engenharia, reconheceram que a eletrônica móvel se tornaria, rapidamente, uma ação cada vez mais importante na vida das pessoas, principalmente agora, quando mais de um bilhão de smartphones operam em todo o mundo.

Outra grande vantagem do sistema é permitir a conexão de qualquer dispositivo. Ao desenvolver o Sync, Ford e Microsoft criaram uma arquitetura com base na plataforma Windows Embedded Automotive que aproveita protocolos abertos como USB e Bluetooth.

Quando foi anunciado pela primeira vez, em 7 de janeiro de 2007, na International CES, a apresentação contou com o iPod, Motorola RAZR telefone flip-e Palm Treo. Apenas dois dias depois, a Apple iniciou uma revolução da telefonia móvel com o anúncio do iPhone. Quando os clientes começaram a dirigir o primeiro carro disponível com Sync, o Focus 2008, a maioria  dos proprietários se divertia com os recursos “mãos livres” para fazer chamadas telefônicas e reproduzir músicas a partir de iPods, com simples comandos de voz.

A evolução foi rápida e, hoje, os smartphones oferecem uma variada gama de plataformas com sistemas operacionais móveis, incluindo iOS, Android, Blackberry e Windows Phone. Além disso, o sistema permite o armazenamento “on board” através de processamento que rivaliza com computadores de mesa. Tudo isso, com a possibilidade de atualizações, via download, gratuito.

Fonte: Ford para Todos

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo