CarrosNotícias
Tendência

Sétimo conceito da família ID. é revelado pela VW

ID. SPACE VIZZION mostra união entre aerodinâmica e amplo espaço

A Volkswagen apresentou o sétimo carro conceito da família ID. na véspera do Salão do Automóvel de Los Angeles, nos EUA. O ID. SPACE VIZZION chega após o ID., ID. CROZZ, ID. BUZZ, ID. VIZZION, ID. BUGGY e ID. ROOMZZ. Como todos os modelos da linha ID., o novo ID. SPACE VIZZION será totalmente elétrico. Seu design e formas materializam um enfoque totalmente novo. Um detalhe especialmente marcante é a parte dianteira com aberturas para fluxo de ar, que permitiu atingir o excelente coeficiente de arrasto (Cx) de 0,24. O ID. SPACE VIZZION combina as qualidades aerodinâmicas de um Gran Turismo com o espaço interior generoso de um utilitário esportivo, definindo assim um segmento totalmente novo.

O carro conceito é baseado na matriz modular elétrica da Volkswagen (MEB). A capacidade bruta da bateria, de 82 kWh, permite uma autonomia de até 590 quilômetros (segundo o WLTP) ou 300 milhas (pela regulamentação da EPA). Com potência de sistema de até 250 kW (4MOTION), o ID. SPACE VIZZION acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

Veículos elétricos não precisam de radiador nem de grande espaço para alojar o motor, o que possibilita uma nova liberdade de criação. No caso do ID. SPACE VIZZION, os designers e engenheiros aproveitaram essa liberdade para otimizar a aerodinâmica e, dessa forma, aumentar a autonomia do veículo. Aberturas para fluxo de ar foram integradas à cativante dianteira do carro: o ar flui através de um painel horizontal entre os faróis e é direcionado para a traseira sobre o capô esguio.

Também há fluxo de ar nas áreas externas do para-choques dianteiro, a partir de onde também é direcionado para a traseira. As aberturas para fluxo de ar no para-choques e no capô do ID. SPACE VIZZION foram projetadas como itens funcionais e também atuam como elementos de estilo inconfundíveis do exterior do carro.

O ID. SPACE VIZZION aproveita integralmente os benefícios proporcionados pela plataforma MEB, exclusiva para veículos elétricos. Graças às dimensões compactas do sistema de propulsão elétrico e à bateria integrada ao assoalho, o espaço interior disponível lembra mais o de um sedã premium com longa distância entre-eixos do que o de um modelo de porte médio.

Não é apenas a propulsão elétrica que faz do ID. SPACE VIZZION um veículo sustentável, mas também os materiais utilizados em seu interior. Eles são feitos, consistentemente, de materiais sustentáveis como o novo AppleSkinT – um couro artificial contendo resíduos provenientes da produção de suco de maçã. Além disso, no interior do ID. SPACE VIZZON não existem cromados – eles são substituídos por uma pintura com aparência semelhante ao cromo.

Com sua cabine totalmente digitalizada, o ID. SPACE VIZZION define um novo posicionamento em termos de controle intuitivo. Pela primeira vez, todas as informações relevantes são exibidas num mostrador head-up (à altura dos olhos do motorista) em realidade aumentada. No lugar do clássico painel há um mini display contendo apenas informações básicas de condução.

Todas as funções de informação e entretenimento, conforto e conexão online, assim como ajustes do veículo, são agrupadas numa tela sensível ao toque de 15,6 polegadas que parece suspensa em pleno ar. O motorista também recebe informações importantes através da ID. Light – uma faixa luminosa interativa entre as colunas dianteiras (“A”).

O ID. SPACE VIZZION proporciona uma antevisão concreta do modelo de produção em série que será apresentado no fim de 2021 e lançado em diferentes versões na Europa, América do Norte e China.

O ID. SPACE VIZZION foi apresentado no renomado Museu Automotivo Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. A estreia mundial do modelo coincidiu com a abertura da exposição permanente “Construindo um Futuro Elétrico”. A Volkswagen é parceira do museu e a exposição mostra facetas de futuros veículos, desde o design e protótipos a visões de sua produção.

Fonte: Volkswagen do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo