CarrosNotícias

Sete evidências do sucesso do carro elétrico

Foto: Divulgação / Renault Zoe

Você sabe como o bambu cresce? Ele é uma planta tropical renovável e que reproduz sem a necessidade de cultivo. “Além de ser um eficiente sequestrador de  carbono, o bambu é um recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não havendo nenhuma outra espécie florestal que possa competir com ele em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área.

Porém, o mais interessante é o seu processo de desenvolvimento. Primeiro ele se alastra sob a terra. Portanto, se você passar pelo local onde ele estiver preste a brotar, nada perceberá. Daí, retornando ao mesmo local uns três dias depois, perceberá a presença de pequenas e esparsas folhas (somente um especialista daria importância ao fato), então, depois de poucos dias você verá uma enorme quantidade de brotos expandindo e dominando uma grande área.

Assim, os predadores, a exemplo da formiga, não poderão impedir o seu progresso. Recorri a esse exemplo, pois percebo certa semelhança com o desenvolvimento da mobilidade elétrica global, especialmente os carros elétricos, que sorrateiramente vêm se estruturando e ganhando espaços.

As notícias sobre veículo elétricos são limitadas, no entanto o seu desenvolvimento nem tanto. Vamos as evidências:

1 – Boa parte dos países da Europa, Ásia, Américas e Oceania possui associação de apoio aos veículos elétricos;

2 – Os investimentos de governo, iniciativa privada, universidades e laboratórios de pesquisa na Ásia, América do Norte e Europa, apesar da crise financeira e econômica que se abatem sobre boa parte dos países destes continentes (exceto na Ásia), crescem a cada ano;

3 – O número de eventos internacionais para tratar do tema é crescente, contínuo e global;

4 – Montadoras de todas as partes anunciam, a cada dia mais, lançamentos de veículos elétricos e híbridos;

5 – Pelas estatísticas da empresa Statistic Brain, o volume de carros elétricos e híbridos no mundo já ultrapassa cinco milhões de unidades;

6 – Há atualmente, em torno de dezoito modelos de carros elétricos e mais de cem híbridos sendo comercializados;

7 – Finalmente, existem em torno de treze montadoras que foram criadas nos últimos quinze anos, para fabricar apenas veículos elétricos, são elas: Tesla; Fisker Carma; Think City; BYD; Miles Electric Vehicle; ZAP Xebra; Venturi  Automobiles; Myers Motors; Commuter Cars; AC Propulsion; Vehicule Électriques Pininfarina Bolloré e Buddy; Cecomp.

E ai, estamos diante do “Quem matou o carro elétrico II”, ou desta vez não haverá predadores capazes de eliminar tantos esforços, investimentos e evolução tecnológica?

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo