CarrosNotícias
Tendência

Sem preço definido novo Honda Accord híbrido chega ao Brasil

Sedã de luxo, que chegará ao Brasil no início do segundo semestre, introduzirá a motorização híbrida da Honda no país

A Honda Automóveis do Brasil lançará, no início do segundo semestre, o novo Accord híbrido, o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã de luxo é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local.

Como parte da estratégia global, a Honda investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para continuar proporcionando a alegria da mobilidade com zero emissões de carbono. O objetivo é que 2/3 das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030, com a visão de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Em linha com esse compromisso, foi criada a marca Honda e:Technology, para identificar as tecnologias de eletrificação de alta eficiência que visam criar uma sociedade livre de carbono ao gerar, utilizar e conectar energia de maneira mais eficaz.

Sob o guarda-chuva da Honda e:Technology, está a marca e:HEV, um novo nome de comunicação para a tecnologia híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência, que é parte importante no processo de eletrificação da marca.

O e:HEV estreia no Brasil no novo Accord híbrido, o modelo flagship da Honda. Com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, ele proporciona uma nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional.

Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

A operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.

Além dos modos Sport e ECON, que alteram a aceleração, essa função de seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do acelerador. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas.

Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO. Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e ótimo comportamento dinâmico.


Graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de controle de energia (PCU), o Accord híbrido consegue oferecer aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor à combustão anteriormente comercializada, sem a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocuparem o espaço para bagagem ou passageiros.

Externamente, o Accord híbrido traz mudanças que o deixaram ainda mais sofisticado. Na dianteira, o sedã ganha um novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED.

O modelo traz inéditas rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido, enquanto na traseira, o desenho refinado do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa traseira, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com novo acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.

Internamente, o Accord mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã flagship da marca, oferecendo um luxo único para seus consumidores. E o modelo traz novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança.

Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts, permitindo mais comodidade aos ocupantes.

Ainda neste aspecto, os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV, bem como uma nova grafia para os botões no volante, tornando mais prática a operação.

Na segurança, o Honda SENSING foi aprimorado. O modelo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.

O Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, é um equipamento de série que traz ainda o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) -sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.

Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás, caso as portas tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem.

Fonte: Honda Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo